Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
17º 24º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

26/06/2014 17:39 - Atualizado em 26/06/2014 17:42

Famílias são retiradas de casa em cidades do Norte e Noroeste gaúcho

Defesa Civil e bombeiros de Frederico Westphalen, Erechim e Três Passos mantêm o monitoramento na região

Com águas no limite, usina de Machadinho abiru comportas<br /><b>Crédito: </b> Rodrigo Daltoé / Divulgação / CP
Com águas no limite, usina de Machadinho abiru comportas
Crédito: Rodrigo Daltoé / Divulgação / CP
Com águas no limite, usina de Machadinho abiru comportas
Crédito: Rodrigo Daltoé / Divulgação / CP

Devido à chuva forte que persiste no Norte e Noroeste do Estado, Defesa Civil e Bombeiros seguem mobilizados no monitoramento de diversas cidades da região. Equipes do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen já começaram a retirar famílias em áreas de alagamento nos municípios de Caiçara e Iraí, nesta quinta-feira. Ainda não há balanço do número de pessoas que serão alojadas em ginásios, por não terem para onde ir.

O distrito de Ipuaçú, no interior de Caiçara, é a área mais atingida da cidade. Nove famílias já haviam sido removidas, somente nessa quarta-feira. No município de Iraí, a 32 quilômetros de Frederico Westphalen, a enchente do rio Uruguai levou diversos moradores a acionar a Defesa Civil, solicitando a retirada de pertences das residências. O nível do rio já ultrapassou os 13 metros em algumas regiões, como em Porto Mauá.

•  Defesa Civil do RS monitora 16 cidades atingidas pelas chuvas
• Previsão de mais quatro dias de chuva coloca RS em alerta

O Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen também está monitorando a região de Pinheirinho do Vale, onde 14 famílias foram retiradas de casa.

Em Erechim, duas equipes dos bombeiros estão trabalhando nas ruas, atendendo solicitações nos bairros Progresso e Loteamento Cotrel. Segundo a corporação, 30 famílias estão desalojadas. A limpeza de galerias pluviais é realizada pela Secretaria de Obras. Somente na cidade, a precipitação foi de 160mm ontem e já ultrapassou 100mm nesta quinta. A chuva é constante na região.

O Corpo de Bombeiros em Erechim ainda mantém o monitoramento dos municípios de Áurea, Barão de Cotegipe, Ponte Preta, Jacutinga, Campinas do Sul, Cruzaltense, e do interior do município. O rio Dourado, que corta algumas comunidades do interior de Erechim, apresentou alta desde a manhã de hoje e o nível segue aumentando. Existe risco de queda de barreiras em estradas da região, segundo o Corpo de Bombeiros.

Em Três Passos, ainda não foram retirados moradores das casas, mas é possível que isso aconteça se a chuva continuar. O Corpo de Bombeiros vistoriou locais com possibilidade de deslizamento de terra no município. No bairro Frei Olímpio, há residências com pátios alagados. A chuva se mantém constante na cidade desde a última quarta-feira. No interior, há algumas pontes que foram encobertas pelo rio Turvo.

A usina hidrelétrica de Itá, em Machadinho, está com as reservas de água no limite e as comportas poderão ser abertas.

Nível do Uruguai supera 13 metros acima do normal no Norte gaúcho
A chuva forte que atinge o Norte e o Noroeste do Estado agravou o quadro de cheia do rio Uruguai. Em Porto Mauá, na fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, o nível chegou a 13,2 metros acima do nível, às 15h desta quinta-feira. No município de Itapiranga (SC), a cheia atingiu 12 metros acima do normal.

As condições para a chuva persistem e a previsão é de precipitações até o próximo domingo no Alto Uruguai. Nas últimas horas, a vazão da usina hidrelétrica de Itá, em Machadinho passou de 8800 m³/s para 11.400m³/s e pode aumentar gradativamente. Existe a possibilidade de abertura das comportas.

Devido à cheia do rio Uruguai, a travessia de balsa entre Porto Mauá e Alba Posse, na Argentina, está suspensa. Em Porto Vera Cruz e Porto Xavier, a travessia também está interrompida.

Bookmark and Share


Fonte: Samantha Klein/Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.