Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 26/06/2014
  • 23:52
  • Atualização: 00:14

Chuva segue gerando preocupação nesta sexta-feira no RS

Ciclone poderá trazer ainda mais precipitação e agravar cheias no fim de semana

Chuva segue gerando preocupação nesta sexta-feira no RS | Foto: Vilson Winkler/ Especial CP

Chuva segue gerando preocupação nesta sexta-feira no RS | Foto: Vilson Winkler/ Especial CP

  • Comentários
  • Metsul

O Rio Grande do Sul segue encoberto por nuvens nesta sexta-feira, com chuva ou garoa na maior parte do Estado. A precipitação persiste nas áreas sob cheias do Noroeste e do Norte gaúcho, como Médio e Alto Uruguai, Alto Jacuí, Planalto Médio e Campos de Cima da Serra. Há alerta para a atuação de um ciclone  no final de semana que pode trazer mais chuva forte e volumosa para a maior parte do RS.

A temperatura na Capital terá mínima de 15ºC e máxima de 18ºC. No Sul e na fronteira Oeste faz mais frio, com mínima de 13ºC em Pelotas e 12ºC em Uruguaiana. A umidade segue muito elevada, com índices entre 90 % e 100% durante o dia, o trazendo nevoeiro nas áreas de Serra e névoa úmida nas demais regiões. Também deve chover intensamente em vários pontos de Santa Catariana.

Situação de enchentes deve se agravar

Os temores de enchentes e deslizamentos de terra na Metade Norte gaúcha e em Santa Catarina se confirmaram e dezenas de comunidades terminam a semana flageladas por cheias de rios. Vários pontos do Noroeste e do Norte do Estado, e do Oeste catarinense tiveram chuva de 250 mm a 300 mm em apenas 72 horas. Os rios não suportaram tanta chuva e saíram do leito.  A cheia do Uruguai no Médio e Alto Uruguai é uma das piores na história recente e pode rivalizar com a recorde de 1983, o que sugere um alto risco de enchente na Fronteira Oeste nos próximos dias. 

Bookmark and Share