Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
14º 21º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

27/06/2014 22:44 - Atualizado em 27/06/2014 22:50

EUA confirmam uso de drones armados no Iraque

Forças de Defesa garantem que equipamentos operam como vigilância de diplomatas e tropas

Os Estados Unidos confirmaram, nesta sexta-feira, que aviões de guerra não tripulados (drones) sobrevoam Bagdá. De acordo com a Defesa americana, a intenção é defender tropas e diplomatas americanos lotados no Iraque, em meio ao agravamento dos conflitos armados com os insurgentes islâmicos do ISIS. "Começamos nas últimas 48 horas" a fazer esse tipo de voo, acrescentou um porta-voz.

A Casa Branca garante que os drones não têm a missão de realizar operações ofensivas contra os insurgentes sunitas. Para esses ataques, seria necessária uma autorização do presidente Barack Obama. Nos últimos 180 dias, os Estados Unidos já enviaram soldados como assessores militares para ajudar o Exército iraquiano a conter o avanço dos combatentes sunitas, que tomaram territórios no norte e no oeste da capital.

Obama ainda não descartou os ataques aéreos, mas, até o momento, as forças americanas se concentram em avaliar o estado das Forças Armadas iraquianas e de seus adversários no campo de batalha, de acordo com a Casa Branca e o Pentágono. Os assessores americanos, provenientes das Forças de Operações Especiais, junto com as tropas enviadas para reforçar a segurança da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, elevam o número total do pessoal militar americano no Iraque para cerca de 500.

Os aviões sem piloto armados se somam a outros tripulados e não tripulados americanos que estão fazendo uma média de 30 a 35 voos de vigilância por dia. O esforço de vigilância inclui aviões de combate F-18 armados, que partem do porta-aviões "George H. W. Bush", ancorado no Golfo.


Bookmark and Share

Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.