Correio do Povo

Porto Alegre, 29 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
14º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

28/06/2014 11:20 - Atualizado em 28/06/2014 11:23

Merkel homenageia autores de atentado contra Hitler

Ação ocorreu em 20 de junho de 1944 e deixou o líder nazista ferido na ocasião

A chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel, prestou homenagem neste sábado aos autores do atentado contra Hitler, organizado há 70 anos, por saberem tomar uma "decisão de acordo com sua consciência" em uma "situação extremamente difícil". A chanceler alemã deve inaugurar na terça-feira em Berlim uma nova exposição permanente do Memorial da Resistência alemã dedicada ao atentado fracassado contra Hitler, executado pelo coronel Von Stauffenberg em 20 de julho de 1944.

"A exposição mostra como os homens, em uma situação extremamente difícil, souberam tomar uma decisão de acordo com a sua consciência, sem se deixar guiar por uma lealdade incondicional e desenvolvendo suas próprias ideias sobre o que Alemanha precisava", ressaltou Merkel em seu podcast semanal. "Isso demonstra que atualmente ainda temos que refletir (...) e construir interruptamente a nossa própria opinião", acrescentou a chanceler.

Atentado fracassado a Hitler

Em 20 de julho de 1944 oficiais de Wehrmacht, entre eles o carismático conde Claus Schenk von Stauffenberg, tentaram eliminar Hitler em Rastenburg, na Prússia Oriental, para derrotar o regime nazi. O atentado fracassado foi organizado em colaboração com redes da resistência civil compostas por grupos políticos conservadores e da esquerda, assim como por sindicalistas. Hitler ficou ferido na explosão e os principais autores do atentado foram executados.

Bookmark and Share


Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.