Correio do Povo

Porto Alegre, 31 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
17ºC
Amanhã
16º 26º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

29/06/2014 15:53 - Atualizado em 29/06/2014 16:03

Meteorologia mantém alerta para chuva forte no RS

Pontos da Metade Sul, Campanha, Centro e Oeste devem ter instabilidade

O ciclone extratropical, que garantiu neste domingo no Rio de Grande do Sul o oitavo dia de instabilidade, provoca mais chuva em território gaúcho. Na maioria das regiões, segue o alerta para o restante deste domingo de precipitação localmente forte a intensa em pontos da Metade Sul, Campanha e de forma mais isolada do Centro e do Oeste, segundo a MetSul Meteorologia.

Devido à rotação do ciclone, algumas áreas, como previsto, têm a presença do sol no Nordeste do Estado, como Porto Alegre. A melhoria, porém, é temporária pelo giro do ciclone e deve voltar a chover. O vento sopra moderado na maioria das regiões gaúchas com ocasionais rajadas fortes. A capital e região tem vento mais fraco que sábado que nas rajadas deve ficar entre 40 e 50 km/h na maioria dos pontos hoje, mas nesta segunda será mais forte com rajadas de 50 a 60 km/h, ocasionalmente superiores. Onde venta mais forte hoje é na Campanha e no Litoral Sul, mas ainda neste domingo o vento deve se intensificar mais na Serra e nos Aparados.

O ciclone traz ar polar e faz frio em grande parte do interior. Nesta segunda-feira, o sol aparecerá no Oeste e no Noroeste, mas as Metade Sul e Leste ainda vão ter muitas nuvens, chuva e garoa, inclusive com risco de pancadas fortes localizadas. O vento se concentra amanhã na Metade Leste com rajadas mais fortes nas lagoas e junto à costa. A segunda em Porto Alegre deve ser bem mais fria com muitas nuvens e no decorrer do dia pode ter chuva e garoa com vento para baixar a sensação térmica. Melhoria na segunda metade do dia, sobretudo no entardecer ou pela noite.

Deslizamentos e inundações


O alerta da MetSul de que os problemas de deslizamentos e inundações por excesso de chuva passariam do Norte para o Centro e o Sul dos Estado se confirmou com intensas precipitações e problemas nestas regiões do Rio Grande do Sul.

Os acumulados de chuva em 48h até 9h da manhã de hoje nas estações automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) atingiram 142 mm em Santa Maria, 88 mm em Rio Pardo, 72 mm em Torres e Santiago, 71 mm em Rio Grande, 62 mm em São Gabriel e Canguçu, 54 mm em Porto Alegre e 52 mm em Tramandaí.

À medida que segue chovendo em pontos do Sul, Centro e parte do Oeste do Estado neste domingo, os volumes vão aumentar com risco de mais transtornos na região.

Bookmark and Share


Fonte: MetSul






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.