Correio do Povo

Porto Alegre, 29 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
22ºC
Amanhã
14º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

01/07/2014 10:52 - Atualizado em 01/07/2014 11:13

Atentado na Nigéria mata pelo menos 15 pessoas

Caminhão-bomba explodiu em Maiduguri

Caminhão-bomba explodiu em Maiduguri<br /><b>Crédito: </b> AFP / CP
Caminhão-bomba explodiu em Maiduguri
Crédito: AFP / CP
Caminhão-bomba explodiu em Maiduguri
Crédito: AFP / CP

Pelo menos 15 pessoas morreram nesta terça-feira na explosão de um caminhão-bomba em Maiduguri, nordeste da Nigéria, alvo dos ataques do grupo islamista Boko Haram. A explosão aconteceu às 7h50min, um horário de muito movimento. As vítimas foram transportadas par um hospital de Maiduguri.

Testemunhas afirmaram que o número de vítimas pode ser muito maior. A explosão aconteceu na carga de carvão do veículo, o que provocou uma grande bola de fogo. De acordo com o ministério da Defesa, a área foi isolada. Uma multidão tentou avançar contra os bombeiros, acusados de demorar para chegar ao local, o que tornou ainda mais difícil controlar o incêndio. Na estrada em que aconteceu a explosão, geralmente mulheres idosas e crianças pedem dinheiro.

O ataque não foi reivindicado, mas o estado de Borno em geral e a cidade de Maiduguri em particular são alvos frequentes dos insurgentes do Boko Haram. Milícias civis expulsaram o Boko Haram da cidade em junho, depois de uma onda de atentados quase diários. Mas os moradores vivem com medo de represálias e ataques esporádicos.

O Boko Haram sequestrou mais de 200 adolescentes em abril, um crime que provocou indignação em todo o mundo. O ataque acontece menos de 24 horas depois do exército ter anunciado que desativou a célula de inteligência do Boko Haram e prendeu seus líderes, suspeitos de participação no sequestro. O Boko Haram luta há mais de cinco anos para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria. 

Bookmark and Share

Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.