Porto Alegre, quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

  • 01/07/2014
  • 11:53
  • Atualização: 12:23

Presidente assume com desafio de concluir ampliação do Canal do Panamá

Varela já anunciou que uma de suas prioridades é restabelecer relações com a Venezuela

Varela já anunciou que uma de suas prioridades é restabelecer relações com a Venezuela | Foto: Governo da República do Panamá / Reprodução / CP

Varela já anunciou que uma de suas prioridades é restabelecer relações com a Venezuela | Foto: Governo da República do Panamá / Reprodução / CP

  • Comentários
  • AFP

O empresário Juan Carlos Varela assume o poder nesta terça-feira no Panamá com o compromisso de concluir a ampliação do Canal e fazer com que o crescimento econômico do país, um dos maiores da região, favoreça os mais pobres. Varela, 50 anos e empresário do setor de bebidas, receberá a faixa presidencial em um ato solene no estádio Rommel Fernández, na capital panamenha, na presença de presidentes centro e sul-americanos.

Vários grupos convocaram manifestações a favor e contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que não confirmou sua presença no ato. Maduro rompeu relações diplomáticas com o Panamá em março ao considerar o governo do atual presidente, Ricardo Martinelli, um "lacaio" dos Estados Unidos.

Varela já anunciou que uma de suas prioridades é restabelecer relações com a Venezuela, mas o maior desafio do novo presidente é terminar os trabalhos de ampliação do Canal de Panamá, que estão atrasados há mais de um ano. No primeiro ano de operações do canal ampliado, por onde poderão passar navios com 12.000 contêineres - o triplo da capacidade atual -, calcula-se que o rendimento será de 300 milhões de dólares adicionais aos cerca de um bilhão atuais.

Bookmark and Share