Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 01/07/2014
  • 19:16
  • Atualização: 19:21

Novo Hospital da Restinga tem espera de até 8 horas para atendimento

Administração afirma que procura foi muito acima do esperado e alguns casos seriam para postos de saúde

  • Comentários
  • Samantha Klein/Rádio Guaíba

Após a longa espera pela inauguração do Hospital da Restinga, os pacientes precisaram aguardar também em uma extensa fila de atendimento na instituição. A espera mínima para os casos de baixa complexidade foi de cinco horas, nesta terça-feira, mas que chegava a oito horas, em alguns casos. O tempo médio para os casos graves é de até uma hora.

A administração do hospital reconhece a demora, mas sustenta que a procura foi muito acima do esperado no primeiro dia de atendimento ao público. Além disso, o sistema informatizado apresentou problemas ao longo da tarde. A superintendência da casa de saúde fala que ainda houve um excesso de pacientes cujo tratamento pode ser encaminhado em postos de saúde da região.

Desde a abertura do Hospital da Restinga, às 23h dessa segunda-feira, até as 16h desta terça, 170 pacientes foram atendidos, entre eles, 119 adultos e 51 crianças. A instituição começou a operar de forma gradual com a abertura de 25 leitos no Pronto Atendimento e 62 vagas de internação. Segundo a administração, 250 profissionais foram contratados.

O centro cirúrgico, obstétrico, a UTI e unidade de diagnóstico devem entrar em funcionamento até 2015. A cerimônia de inauguração oficial está agendada para a próxima quinta-feira. A presidente Dilma Rousseff deve estar presente no evento.

Bookmark and Share