Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 01/07/2014
  • 21:12
  • Atualização: 21:25

Anteprojetos de BRTs da Região Metropolitana são finalizados

Nove cidades, incluindo a Capital, terão investimentos de R$ 314 milhões no transporte coletivo

Ilustração mostra corredor de ônibus em Cachoeirinha | Foto: Metroplan / Divulgação CP

Ilustração mostra corredor de ônibus em Cachoeirinha | Foto: Metroplan / Divulgação CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) finalizou os anteprojetos de obras do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades prevendo sistemas de ônibus rápido (BRT) em nove municípios da Região Metropolitana: Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão. A licitação, através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), deve ocorrer no segundo semestre para que as obras se iniciem no ano que vem e se encerrem em 2017. Os projetos preveem a implantação da infraestrutura BRT nos sistemas de transporte público coletivo urbano e metropolitano.

Nos municípios contemplados, devem ser construídas faixas exclusivas de ônibus nas principais avenidas de ligação com a Capital, além de ligações transversais entre eles. As intervenções também preveem a troncalização e racionalização da rede metropolitana de transporte e a "implantação de corredores e faixas exclusivas que permitirão um serviço de qualidade, diminuindo o tempo das viagens".

Conforme nota da Metroplan, os corredores serão monitorados por sistemas inteligentes de transporte – ITS, permitindo a gestão moderna em tempo real do serviço. Os anteprojetos também preveem a implantação de ciclovias, qualificação dos passeios públicos com soluções de acessibilidade universal e de mobiliário urbano padronizado. O investimento estimado é de R$ 314 milhões. De acordo com o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, o programa favorece 600 mil usuários por dia.


Bookmark and Share


TAGS » Geral, Transporte