Correio do Povo | Notícias | Obras do viaduto da ERS 118 com a ERS 040, em Viamão, começam em fevereiro

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

  • 16/01/2018
  • 13:11
  • Atualização: 13:28

Obras do viaduto da ERS 118 com a ERS 040, em Viamão, começam em fevereiro

A construção tem investimento estimado em R$ 14,2 milhões e previsão de conclusão em 12 meses

A obra deve melhorar a fluidez do tráfego na região e promover mais segurança no trecho | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

A obra deve melhorar a fluidez do tráfego na região e promover mais segurança no trecho | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

  • Comentários
  • Fernanda Bassôa

Está prevista para começar em fevereiro a esperada obra do viaduto no entroncamento da ERS 118 com a ERS 040, em Viamão. A administração do trecho em que os trabalhos vão acontecer foi transferida para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) no final de 2017, em razão disso, os serviços e a execução da construção ficarão a cargo da empresa pública. De acordo com a EGR, o projeto está passando por adaptação, de modo a torná-lo menos complexo e mais adequado à realidade financeira do órgão. O investimento é estimado em R$ 14,2 milhões, com execução prevista em aproximadamente 12 meses. Conforme a empresa, com o novo projeto não será necessário realizar desapropriações, o que dificultou a obra no passado.

Ainda há pendências para dar início à execução, como a transferência do contrato do Daer para a EGR e a obtenção da licença ambiental. A licitação, segundo informou a empresa pública, foi feita em 2010, pelo Daer. A obra deve melhorar a fluidez do tráfego na região e promover mais segurança no trecho, que recebe grande fluxo, principalmente no verão. O viaduto será erguido com pista dupla, prevendo uma eventual duplicação. Estão previstas ainda melhorias na sinalização, inspeção de estruturas como pontes e construção de terceira faixa em alguns pontos ainda a ser definidos.

O prefeito de Viamão, André Pacheco, informou que esteve reunido com a equipe técnica da EGR na semana passada e indicou alterações importantes no projeto, como a redução das alças de acesso. “As obras se iniciam em fevereiro e a expectativa é que em dezembro já esteja apto para circulação. É uma grande conquista não só da comunidade de Viamão e Porto Alegre, mas um ganho para toda a Região Metropolitana, pois é um importante acesso ao litoral e ao Parque Itapuã", destacou o prefeito, lembrando que de sexta a domingo o fluxo de veículos aumenta muito.

Segundo Pacheco, a instalação do sistema semafórico no local, ainda em 2016, reduziu o número de acidentes no local, mas dificultou a mobilidade. "Trancou o tráfego e o fluxo dos veículos. A construção do viaduto é a melhor alternativa e vamos unir forças com o Estado para que efetivamente isso aconteça dentro do prazo estimado.”