Correio do Povo | Notícias | Antiga intendência de São José do Norte passará por restauração

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

  • 21/01/2018
  • 16:02
  • Atualização: 16:12

Antiga intendência de São José do Norte passará por restauração

O contrato com a empresa responsável pela obra será assinado nesta segunda-feira

Com estilo eclético, o prédio abrigou mais de 20 administradores, entre intendentes e prefeitos | Foto: Cíntia Arbeletche Kohls / Divulgação / CP

Com estilo eclético, o prédio abrigou mais de 20 administradores, entre intendentes e prefeitos | Foto: Cíntia Arbeletche Kohls / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Angélica Silveira

Está marcada para esta segunda-feira a assinatura de contrato com a empreiteira que ficará responsável pela obra de restauro da antiga intendência de São José do Norte. Inicialmente, será feita a remoção de entulhos, escoramento e proteção de elementos internos de valor artístico, remoção de pisos e forros degradados, restauração da cobertura e do sistema de coleta pluvial, além da colocação de tapumes para proteger o acesso. Nesta primeira etapa será gasto 20% do orçamento previsto de R$ 6 milhões, ou seja, R$ 1.6 milhão. Em março será contratada a mão de obra. “Acredito que até o meio do ano deve começar o restauro em si, que deve durar 14 meses. O projeto está pronto há aproximadamente dois anos, por isto necessita ser revisado antes do início da obra”, relata a produtora-executiva do projeto, Clarice Ficagna.

A obra de restauro da antiga Intendência, prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) será financiada por empresas privadas a partir da Lei Rouanet. Clarice afirma que a primeira etapa é voltada para evitar que danos estruturais existentes evoluam mais, em função de avarias na cobertura do prédio. “A partir do reforço das estruturas já será possível evitar um colapso maior”, avalia. A ideia é que a comunidade acompanhe todas as fases do projeto, por meio de divulgação das ações e promoção de atividades que envolvam os moradores. O arquiteto William Pavão será o responsável pelo projeto.

A antiga Intendência está localizada no Centro Histórico de São José do Norte e foi projetada pelo arquiteto francês Constante Mathelin, em 1898. Com estilo eclético, o prédio abrigou ao longo da história mais de 20 administradores, entre intendentes e prefeitos. Já foi sede dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, e serviu de dependência para a prefeitura até 1985.