Correio do Povo | Notícias | Com 98% das obras concluídas, UPA de Pelotas não tem data para abrir

Porto Alegre

12ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 24 de Junho de 2018

  • 08/03/2018
  • 08:50
  • Atualização: 09:48

Com 98% das obras concluídas, UPA de Pelotas não tem data para abrir

Unidade na avenida Bento Gonçalves contou com investimento de R$ 4,380 milhões

A nova unidade está localizada na avenida Bento Gonçalves | Foto: Gustavo Mansur / Divulgação / CP

A nova unidade está localizada na avenida Bento Gonçalves | Foto: Gustavo Mansur / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Angélica Silveira

Não há previsão para a inauguração da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pelotas. O prédio, localizado na avenida Bento Gonçalves, está com 98% das obras concluídas e contou com investimento de R$ 4,380 milhões.

Conforme o assessor de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Thurow, em janeiro do ano passado o Ministério da Saúde publicou portaria dando flexibilidade para os municípios implantarem as UPAs. Ele lembrou que a UPA no bairro Areal, a primeira do município, foi aberta com 100% de recursos municipais e, atualmente, o aporte é de 50%. A unidade instalada no Areal tem aproximadamente 900 metros quadrados, enquanto o novo prédio tem 1.680 metros quadrados. “Em virtude do custo, que seria maior, estamos estudando a viabilidade de fazer a nova UPA do mesmo tamanho da já instalada. Como sobrará área física, estamos tratando com o Ministério da Saúde para instalar no fundo do prédio a central de regulação e a base descentralizada do SAMU”, justifica.

O assunto está sendo tratado entre prefeitura e Ministério da Saúde. “A UPA da Bento será de porte 3 pelo número de médicos de plantão”, observa. Além do que é oferecido na UPA Areal, como exames de raio X, de sangue e eletrocardiografia, atendimento de urgência e emergência (com dois leitos), pediatria (com três leitos), hidratação, inalação, três consultórios e farmácia para distribuição de medicamentos, a nova unidade deverá ofertar o serviço de radiologia e pronto atendimento odontológico. “Ainda faremos um estudo de custo e estamos tratando com a Universidade Federal de Pelotas, que manifestou interesse em compartilhar a gestão da nova UPA com o município.”

 


TAGS » Obras, Pelotas, UPA