Correio do Povo | Notícias | Municípios gaúchos são finalistas em prêmio nacional de inovação

Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 18 de Novembro de 2018

  • 23/03/2018
  • 10:04
  • Atualização: 10:26

Municípios gaúchos são finalistas em prêmio nacional de inovação

Rio Grande, Santa Clara do Sul e Venâncio Aires concorrem com projetos de gestão municipal

Já foram pintadas 100 paradas, mas a iniciativa prevê total de 400  | Foto: Marcos Jatahy / Divulgação / CP

Já foram pintadas 100 paradas, mas a iniciativa prevê total de 400 | Foto: Marcos Jatahy / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Rio Grande, Santa Clara do Sul e Venâncio Aires estão entre os 15 finalistas do Prêmio Municiência - Municípios Inovadores 2018, iniciativa da Confederação Nacional de Municípios. O prêmio visa identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras na gestão municipal. Foram 252 concorrentes de 102 cidades de todo o país. Os vencedores serão escolhidos por votação no site até o dia 27 de abril. O resultado será anunciado no dia 30 do mesmo mês.

No município do Sul do Estado, o projeto inscrito é o Arte na Parada, criado no ano passado, quando o município completou 200 anos. “A iniciativa prevê 400 paradas. Já foram pintadas 100 e o edital de mais 100 deve sair em breve”, conta o secretário municipal de Cultura, Ricardo Freitas. A iniciativa prevê a valorização do grafite da arte de rua e dos profissionais que atuam no segmento, além de inibir pichações e depredações nos pontos. “O edital tem como tema o município através das faunas, pontos turísticos, arquitetura e patrimônio. Os artistas selecionados recebem cachê de R$ 350 e fazem propaganda de seu trabalho”, relata. Os recursos do projeto são oriundos do Fundo Municipal de Multas.

No Vale do Taquari, o Porgrama Santa Clara tem Valor busca incentivar os diferentes setores da economia local para garantir o aumento nas suas receitas e maior retorno ao Executivo. Já em Venâncio Aires, o Serviço de Atendimento ao Cidadão - Aplicativo Fiscale tem objetivo de facilitar e incentivar a comunicação dos cidadãos com o poder público municipal. Os vencedores terão seus projetos apresentados durante a 21ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, prevista para maio. Ainda participarão de viagem internacional para intercâmbio de experiências.