Correio do Povo | Notícias | Ponte da ERS 020 em Taquara receberá obra de reforço

Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

  • 02/04/2018
  • 08:30
  • Atualização: 08:35

Ponte da ERS 020 em Taquara receberá obra de reforço

População aguarda pelo reparo desde 2013, quando a chuva danificou os pilares de sustentação

Ligação sobre o Sinos tem hoje tráfego com alternância de sentido | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

Ligação sobre o Sinos tem hoje tráfego com alternância de sentido | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

  • Comentários
  • Stephany Sander

Será definida no próximo dia 16 a empresa que ficará responsável pelas obras na ponte sobre o Rio dos Sinos, no km 44 da ERS 020, em Taquara. Com o edital de licitação publicado no Diário Oficial do Estado na semana passada, a vencedora do processo, segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), irá executar o reforço estrutural, que consiste na implantação de vigas e estacas de fundação adicionais para dar mais estabilidade à construção.

A demora nas obras gerou ação na Justiça e protestos de moradores, com bloqueios do trânsito. Segundo a professora Caroline Kauer, a população está cansada de esperar. “A ponte se tornou um local muito perigoso, pois a região é no interior da cidade. O acostamento tem vegetação alta e seguidamente as pessoas que param na sinaleira são assaltadas”, relata. Semáforos, um em cada cabeceira da ponte, foram instalados a fim de limitar o tráfego a um sentido por vez desde que a estrutura apresentou danos. Além disso, veículos acima de 24 toneladas não podem passar, sendo necessário um desvio que aumenta em pelo menos 15 minutos o trajeto.

Os estragos na ponte foram causados em agosto de 2013, após fortes chuvas danificarem os pilares de sustentação. Ainda naquele ano, o Ministério Público em Taquara ingressou com Ação Civil Pública contra o Daer, que segue tramitando na Justiça. Em maio de 2016, foi lançada concorrência para as obras de recuperação, com previsão de execução em um ano e meio, mas a ação foi suspensa pelo Daer devido à falta de tempo hábil da autarquia para responder a questões técnicas das empresas concorrentes. Em 2017, o projeto da obra foi atualizado e, a partir disso, o Daer deu sequência ao processo licitatório agora aberto.

O trabalho está orçado em R$ 1,27 milhão, com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), e o prazo de conclusão é de seis meses, a partir da emissão da ordem de início dos serviços. Após a obra, a ponte terá o limite de peso ampliado para 45 toneladas. 


TAGS » Obras, Taquara, Daer, ERS 020