Correio do Povo | Notícias | Festa celebra a cultura italiana em Farroupilha

Porto Alegre

10ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 25 de Maio de 2018

  • 11/05/2018
  • 13:10
  • Atualização: 14:13

Festa celebra a cultura italiana em Farroupilha

O 18º Encontro das Tradições Italianas começa neste final de semana

  • Comentários
  • Celso Sgorla

O distrito de Nova Milano, interior de Farroupilha, na Serra Gaucha, celebra neste e no próximo final de semana o 18º Encontro das Tradições Italianas (Entrai). A comunidade é considerada “Berço da Imigração Italiana no RS”. No local, se instalaram os primeiros italianos que chegaram ao Sul do Brasil, em 1875. Na Praça da Imigração Italiana, construída em homenagem aos primeiros colonizadores, estão as réplicas dos passaportes usados pelos primeiros imigrantes vindos da Itália, Luigi Sperafico, Estevão Crippa e Tomaso Radaelli.

Este pequeno núcleo onde o povoado se originou é conservado até os dias de hoje, onde é possível visualizar prédios antigos que fizeram parte da história de desenvolvimento da cidade e região. Também na Praça da Imigração Italiana está instalada uma gôndola veneziana, presente do governo italiano para Farroupilha no Centenário da Imigração Italiana, em 1975. A embarcação pesa cerca de 1.000 quilos e tem 11 metros de comprimento. No local há ainda a réplica do Leão Alado de São Marcos, símbolo de Veneza, oferecido pelo governo da Itália, assim como placas representando regiões italianas.

Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, o Entrai representa toda a cultura italiana e se destaca pelos costumes e tradições, principalmente pela receptividade e carinho das famílias italianas. “Estamos de portas abertas para a comunidade local, regional e turistas de todo o estado que virão nos visitar e absorver um pouco desta nossa cultura tão rica e bela”, salienta. No encontro, que começa hoje, segue até domingo, e será retomado no próximo final de semana, o visitante encontrará bancas de exposições, feira de artesanato, comida típica italiana e uma grande variedade de shows e atrações.