Correio do Povo | Notícias | Prefeituras de 43 municípios fecham as portas nesta sexta-feira

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

  • 24/05/2018
  • 15:01
  • Atualização: 16:47

Prefeituras de 43 municípios fecham as portas nesta sexta-feira

Uma mobilização dos agricultores está prevista para ocorrer em Frederico Westphalen

Manifestações seguem na BR386 | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

Manifestações seguem na BR386 | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

  • Comentários
  • Agostinho Piovesan

Alegando que os altos preços cobrados pelos combustíveis afeta todos os setores da sociedade, a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), que representa 43 cidades, anunciou que todas as prefeituras da região estarão fechadas nesta sexta-feira. O presidente da entidade, Gilson de Carli, disse que a redução do preço e dos impostos do combustível não é pleito somente dos caminhoneiros, mas de diversos outros setores, e as administrações municipais devem apoiar a manifestação. “Os altos custos do óleo diesel afeta diretamente a movimentação de máquinas e outros equipamentos utilizados pelas administrações municipais no atendimento da população”, observa.

De Carli disse, ainda, que o preço elevado do combustível impacta diretamente nos custos de transporte e de mecanização das atividades rurais, vocação da maioria dos municípios da região da Amzop, essa elevação tende a aumentar os preços finais dos alimentos, incidindo também no custo da manutenção da frota de máquinas rodoviárias e veículos dos municípios para a prestação de serviços as nossas comunidades. “Há necessidade de mudar esta política equivocada de preços da Petrobras que prejudica todos os setores, entre os quais o transporte, comércio, indústria, agropecuária e prestação de serviços”, alerta. 

Trabalhadores rurais apoiam mobilização dos caminhoneiros

Uma mobilização dos agricultores está prevista para ocorrer em Frederico Westphalen, na mesma região, nesta sexta-feira, a partir das 10h. Máquinas agrícolas e caminhões se concentrarão no Parque de Exposições do município e seguirão até o km 37 da BR 386, onde há vários dias ocorre a manifestação dos caminhoneiros contra o elevado custo do óleo diesel e gasolina.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen (STR), Nadir Busatto, disse que estarão mobilizados os 23 sindicatos da regional de Frederico Westphalen. “É um ato forte contra os abusivos preços dos combustíveis que afetam, também, diretamente o setor primário e a população em geral”, afirmou.