Correio do Povo | Notícias | Santa Rosa inaugura espaços colaborativos para empreendedores

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

  • 22/06/2018
  • 11:25
  • Atualização: 11:54

Santa Rosa inaugura espaços colaborativos para empreendedores

Áreas instaladas na incubadora da Unijuí estão à disposição de empresas e estudantes

Os ambientes foram projetados para estimular a inovação das empresas | Foto: Felipe Dorneles / Especial / CP

Os ambientes foram projetados para estimular a inovação das empresas | Foto: Felipe Dorneles / Especial / CP

  • Comentários
  • Felipe Dorneles

A Criatec, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, inaugurou no campus da instituição em Santa Rosa, três espaços colaborativos para empreendedores. Um coworking, um auditório e um laboratório de prototipagem estão à disposição tanto de empresas incubadas quanto de empreendedores e estudantes da região.

Lucas Escher, analista de negócios da Criatec, explica que as áreas, inauguradas nesta semana, foram estruturadas com recursos do governo do Estado, no valor de R$ 300 mil. A incubadora desenvolveu projeto para captar recursos por meio do Programa RS Tecnópole de Apoio às Incubadoras de Base Tecnológica e Indústria Criativa. Também teve contrapartida da universidade. “As salas estão equipadas com equipamentos de última geração, como computadores, projetores e impressora 3D. E os ambientes foram projetados para estimular o espírito de inovação nos processos das empresas”, revela.

Anderson Decker, Milena Pacheco e Estela Zamberlan, sócios da Químea Ambiental, uma empresa em pré-incubação, já aproveitam os espaços. A empresa de assessoria e consultoria ambiental reuniu clientes para treinamento e avalia positivamente a estrutura. “Além da consultoria técnica, toda esta nova estrutura está a nossa disposição, para qualificar nosso trabalho e nos colocar em contato com empresários de outras empresas incubadas, comunidade acadêmica e empresarial”, destaca Anderson.

A Criatec, que também possui sede em Ijuí, tem em Santa Rosa duas empresas em pré-incubação e seis incubadas. Os empresários recebem orientação técnica de consultores da universidade e têm cedidos espaços para montar suas estruturas administrativas. Além destas empresas, outras três estão graduadas, atuando no mercado de forma independente. São oito anos de atendimento na cidade.