Correio do Povo | Notícias | Trânsito terá alterações em Viamão devido a obras na ERS 040

Porto Alegre

25ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

  • 27/06/2018
  • 16:47
  • Atualização: 17:56

Trânsito terá alterações em Viamão devido a obras na ERS 040

Novas rotas alteram o fluxo para cidades da Região Metropolitana e do Litoral Norte

Mudança deve-se à construção de viaduto em trecho da ERS 040 com a 118 | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

Mudança deve-se à construção de viaduto em trecho da ERS 040 com a 118 | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

  • Comentários
  • Fernanda Bassôa

Entra em vigor, nesta quinta-feira, uma série de mudanças no trânsito na área central de Viamão, na Região Metropolitana, em decorrência das obras do viaduto no entroncamento da ERS 040 com a 118, cuja ordem de serviço já foi autorizada. As novas rotas, implementadas pela prefeitura, foram planejadas a fim de auxiliar motoristas de pelo menos outras dez cidades: Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Mostardas, Balneário Pinhal, Cidreira, Quintão e Porto Alegre.

O engenheiro civil da Prefeitura de Viamão Nilton Magalhães explica que a interrupção no trânsito vai ocorrer em duas fases, cada uma com duração de seis meses. Segundo ele, neste primeiro momento, motoristas que se deslocarem no sentido Porto Alegre–Litoral não utilizarão os desvios. Os novos trajetos valem para os condutores que vêm do Litoral e vão à Capital ou a Gravataí e para os que vêm de Gravataí, pela ERS 118, e seguem rumo às praias.

Ao todo, são três rotas alternativas nos primeiros 180 dias. As avenidas e ruas que receberão o novo fluxo são Bento Gonçalves, Francisco Ferreira Filho, Julieta Pinto César, José Garibaldi, Mendanha, João Carlos Viale Dias, Coronel Mário Antunes da Veiga, Calil Miguel Allem, Luís Rosseti e Alcebíades Azeredo dos Santos. “Veículos leves poderão trafegar pelos três trajetos. Os de grande porte, mais pesados, apenas por duas rotas. Os trechos estão todos bem sinalizados e contam com iluminação pública. Além disso, 18 agentes de trânsito estarão atentos para orientar e fiscalizar estes trajetos”, diz Magalhães. Conforme ele, as rotas alternativas devem aumentar o percurso em 1 e 2 quilômetros.

Segundo o engenheiro, atualmente, passam pelo entroncamento da ERS 040 com a 118 cerca de 13 mil veículos por dia, em períodos de baixa temporada. “Estimamos que aproximadamente 7 mil deles devam se deslocar por dentro da cidade de Viamão. No verão, serão cerca de 20 mil.”

A construção do viaduto, reivindicação de mais de 40 anos, é obra da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra o trecho, e tem previsão de entrega de 12 meses. O investimento é de R$ 16 milhões. O viaduto terá vão livre de 5,5 metros e pista dupla, prevendo futura duplicação das rodovias.