Correio do Povo | Notícias | Hospital Dom João Becker é oficialmente entregue ao Grupo Santa Casa

Porto Alegre

28ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

  • 31/07/2018
  • 16:06
  • Atualização: 16:16

Hospital Dom João Becker é oficialmente entregue ao Grupo Santa Casa

Nova mantenedora será responsável por gerenciamento dos serviços e administração dos atendimentos

Hospital Dom João Becker foi oficialmente entregue ao Grupo Santa Casa  | Foto: Fernanda Bassôa / Especial CP

Hospital Dom João Becker foi oficialmente entregue ao Grupo Santa Casa | Foto: Fernanda Bassôa / Especial CP

  • Comentários
  • Fernanda Bassôa

Aconteceu na manhã desta terça-feira, em Gravataí, na Região Metropolitana, a entrega oficial do Hospital Dom João Becker ao Grupo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. No ato, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria repassou as chaves à direção da nova mantenedora da instituição de saúde, agora, responsável pelo gerenciamento dos serviços e administração dos atendimentos. A transferência do hospital aconteceu na forma de doação onerosa. Em contrapartida, caberá à Santa Casa prestar atendimentos e assistência em saúde às Irmãs pelo período de 20 anos.

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, disse que a vinda da nova administração, do Grupo Santa Casa para o Município, cria a melhor expectativa possível. “É um momento histórico para Gravataí. A equipe é conhecida pelo comprometimento com a gestão fiscal, financeira e administrativa, além do reconhecimento e da qualificação no que tange o atendimento à saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS). Está iniciando uma nova etapa na rede de saúde pública de Gravataí”, afirmou

De acordo com a Congregação, a Santa Casa foi escolhida em virtude da missão e do trabalho que já desempenha e que terá continuidade junto à população de Gravataí. As Irmãs permaneceram a frente do hospital por 60 anos. O diretor geral da Santa Casa, Júlio Matos, informou que o Dom João Becker é a 8ª unidade hospitalar que está sendo integrada ao Grupo.

“Neste primeiro momento vamos suceder todas as relações de emprego e manter todos os contratos vigentes. Não haverá nenhum tipo de descontinuidade de serviços, pelo contrário. O que vai acontecer é que os serviços do Santa Casa serão integrados a Gravataí. Vamos oferecer novas especialidades, aumentar o corpo clínico, ampliando a assistência especialmente nos atendimentos de alta complexidade e especialidade médicas. Nossa ideia é, futuramente, ampliar os espaços com a construção de uma unidade, oferecendo mais leitos”, disse Matos.

O Hospital Dom João Becker foi fundado em 1º de fevereiro de 1960. Atualmente conta mais de mil colaboradores, entre contratados e terceirizados, e oferece atendimentos nos setores de urgência, emergência, internação, UTI, centro obstétrico, laboratório de análises clínicas, centro de especialidades médicas, fisioterapia e diagnóstico por imagem.