Correio do Povo | Notícias | Hospital de Santa Rosa conquista acreditação hospitalar

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

  • 01/08/2018
  • 10:33
  • Atualização: 10:47

Hospital de Santa Rosa conquista acreditação hospitalar

Certificação atesta a excelência e qualidade quanto à segurança hospitalar e do paciente

A diplomação aconteceu nessa terça-feira | Foto: Clóvis Pacheco / Divulgação / CP

A diplomação aconteceu nessa terça-feira | Foto: Clóvis Pacheco / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Felipe Dorneles

O Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa recebeu na terça-feira diplomação de acreditação hospitalar. A certificação atesta a excelência e qualidade da entidade no que se refere à segurança hospitalar e do paciente, e é avaliada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão de avaliação dos hospitais do Brasil. O presidente da instituição, Rubens Zamberlan, explica que a acreditação é um dos maiores reconhecimentos que um hospital pode receber. “O objetivo era conquistar a certificação nível 1, mas, após os avaliadores passarem três dias na Instituição, realizando uma detalhada avaliação, eles indicaram o hospital no nível 2”, comemora.

O avaliador da ONA, Sérgio Ruffini, destacou que a qualidade apresentada pelo Hospital Vida & Saúde o elevou diretamente para a certificação nível 2, o que demonstra o comprometimento de todos com a saúde. Segundo a entidade, hoje, no interior do Estado, apenas três hospitais possuem o nível 2: o Hospital Virvi Ramos e Hospital Pompéia, ambos de Caxias do Sul, e, agora, o Vida & Saúde. A certificação nível 3 só pode ser realizada após o hospital ter pelo menos dois anos de acreditação, para poder avaliar os indicadores.

Zamberlan revela que foram feitos investimentos em recursos humanos, informatização, na infraestrutura, humanização e nos treinamentos, visando a melhoria continua e a credibilidade do trabalho. “Foram mais de três anos de trabalho contínuo para buscar a acreditação”, lembra. Em 2017, foi realizada a primeira visita técnica e, após o levantamento das ações necessárias, foi desenvolvido um plano de ação. Em maio desse ano foi feita a auditoria da acreditação. Todas as melhorias de Segurança do Paciente que vêm sendo implementadas fazem parte do convênio da instituição com o Hospital Israelita Albert Einsten.