Correio do Povo | Notícias | Espaço Multicultural será lançado neste sábado em bairro de Canoas

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

  • 10/08/2018
  • 13:40
  • Atualização: 13:41

Espaço Multicultural será lançado neste sábado em bairro de Canoas

Oficinais culturais e de capacitação acontecerão na quadra da escola Unidos do Guajuviras

  • Comentários
  • Fernanda Bassôa

Acontece neste sábado, o lançamento do Espaço Multicultural Guajuviras, em Canoas. O projeto, criado e elaborado por voluntários da própria comunidade, funcionará na quadra da escola de samba Unidos do Guajuviras, localizada na Avenida 17 de Abril. O objetivo de acordo com a psicóloga voluntária e uma das lideranças no projeto, Letícia Peres, é fomentar a cidadania por meio do desenvolvimento das potencialidades da comunidade, da mobilização e da diversidade artística. “A ideia é oferecer um espaço seguro para a comunidade, com acesso a oficinas culturais e uma série de capacitações, tanto na área da música, da leitura e do teatro", afirma.

Ela destaca o perfil da comunidade. "É caracterizada pelo perfil jovem, que está em constante crescimento e que busca o empoderamento. Nossa intenção é justamente impulsionar o que existe de melhor entre eles.” Letícia explica que as atividades estão sendo definidas, mas o projeto conta tanto com voluntários, quanto com parceiros e entidades privadas. Foi cedido o espaço da escola de samba para que as ações sejam planejadas e executadas. “No entanto, a ideia é que as ações se tornem itinerantes, possibilitando a troca de saberes.”

A lançamento do projeto, que marca o encerramento da 12ª Semana Municipal da Juventude de Canoas, contará com oficinas de grafite, capoeira, dança, Taekwondo, contação de história, teatro, além de mostras de filmes e palestras sobre saúde. A programação acontecerá das 9h às 17h.