Correio do Povo | Notícias | Travessia entre bairros de Esteio receberá benfeitorias

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 16 de Dezembro de 2018

  • 16/08/2018
  • 10:38
  • Atualização: 11:02

Travessia entre bairros de Esteio receberá benfeitorias

A área na rua Bento Gonçalves é alvo de descarte e depósito de resíduos

A área recebe o descarte irregular de resíduos | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

A área recebe o descarte irregular de resíduos | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

  • Comentários
  • Fernanda Bassôa

Moradores dos bairros São Sebastião, Ezequiel e Liberdade aguardam pela sinalização da Prefeitura de Esteio sobre as obras que deverão ser feitas em uma área da rua Bento Gonçalves usada como passagem entre os bairros. Há anos a travessia é alvo de reclamações em razão de ser usada para o descarte e depósito de lixo. O terreno, que pertencia a uma empresa transportadora, foi doado ao município após aprovação de lei (nº 6905/2018) na Câmara de Vereadores.

A vereadora Fernanda Fernandes destaca a demanda antiga da comunidade, pois a rota é usada por famílias que buscam serviços e atendimento no posto de saúde do bairro Ezequiel e também participam das atividades esportivas e culturais na Praça do CEU, no Liberdade. “Houve uma série de trâmites até que a situação do espaço fosse legalizada e regularizada para, oficialmente, ser repassada ao município. Já pedimos à prefeitura iluminação no local e pavimentação, mas fomos informados de que não há largura suficiente para fazer uma rua. A pavimentação será apenas para a passagem de pedestre.” A vereadoria ressalta a colocação de contêineres no local para conscientizar a população sobre o descatre correto do lixo e afirma que a elaboração do projeto técnico, bem comomo levantamento de custos e o cronograma de obras serão acompanhados.

Moradora do bairro Ezequiel, Zenaide da Silveira, 52 anos, usa a passagem com frequência e ficou feliz ao saber da novidade. “Investimentos neste local são extremamente necessários, além das ações de conscientização ambiental. O problema do lixo é crônico e antigo aqui. Às vezes, o cheiro é insuportável, além da proliferação de bichos, moscas e ratos. A iluminação é outro problema, durante à noite nem se cogita em passar por aqui”, relata. 

A Prefeitura de Esteio informou que já existe anuência da doação da área por parte da empresa e a autorização legislativa já foi concedida. O termo de doação está em fase de elaboração na Procuradoria Geral do Município. Somente após a assinatura do documento é que a prefeitura poderá realizar investimentos no local, estimados em R$ 50 mil. 


TAGS » Obras, Esteio, Resíduos