Correio do Povo | Notícias | Pelotas sedia eventos de valorização do patrimônio histórico

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 18 de Setembro de 2018

  • 19/08/2018
  • 19:42
  • Atualização: 22:03

Pelotas sedia eventos de valorização do patrimônio histórico

Programação incluiu visita a prédios, shows e exposições neste fim de semana

Apresentação de Kako Xavier e a Tamborada foi uma das atrações | Foto: Angélica Silveira / Especial / CP

Apresentação de Kako Xavier e a Tamborada foi uma das atrações | Foto: Angélica Silveira / Especial / CP

  • Comentários
  • Angélica Silveira

A cidade de Pelotas promoveu neste fim de semana a 6ª edição do Dia do Patrimônio. Entre sexta-feira e este domingo, a população teve a oportunidade de visitar prédios históricos e apreciar shows, exposições, feiras e outros eventos em 29 pontos do município. A programação teve como tema “Pelotas Imaterial: Saberes, Fazeres e Ofícios”. O primeiro dia foi dedicado aos estudantes que visitaram as construções e conheceram a cultura local mais de perto. O sábado, com sol, levou centenas de pessoas principalmente até o Centro Histórico.

Conforme o secretário municipal de Cultura, Giorgio Ronna, entre sexta-feira e sábado, mais de mil pessoas visitaram os prédios em volta da praça Coronel Pedro Osório. Na esplanada do Teatro Sete de Abril, foram 13 apresentações de música, dança e performances artísticas. O encerramento foi com Kako Xavier e a Tamborada. 

Graciela Pereira conta que costuma participar de eventos culturais que ocorrem na praça Coronel Pedro Osório, como o Dia do Patrimônio. “Acho maravilhoso esse lado de valorizar a cultura da cidade, manter as tradições. Isso é importante para que gerações futuras não percam seus costumes”, disse. Já Cláudia Voss aproveitou pela primeira vez a programação. “Gostei muito de conhecer os prédios históricos e a cultura de Pelotas. É bom que as crianças saibam a importância da cultura desde cedo”, afirmou.

Neste domingo, em razão da chuva, o Dia do Patrimônio ficou voltado à visitação dos prédios históricos, sendo cancelados os shows que estavam programados para o Parque da Baronesa. “Mesmo assim, podemos dizer que o evento foi um sucesso de público, principalmente na visitação aos prédios históricos na volta da praça Coronel Pedro Osório e em todos os shows, que tiveram grande presença da população”, avaliou o secretário municipal de Cultura.