Correio do Povo | Notícias | Prefeituras discutem criação de rota turística Brasil-Argentina

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 18 de Setembro de 2018

  • 27/08/2018
  • 10:35
  • Atualização: 10:41

Prefeituras discutem criação de rota turística Brasil-Argentina

Administrações de 32 municípios que integram a Rota do Yucumã debatem ações conjuntas

Porto de Soberbo, do lado brasileiro, recebe turistas argentinos | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

Porto de Soberbo, do lado brasileiro, recebe turistas argentinos | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

  • Comentários
  • Agostinho Piovesan

As administrações de 32 municípios que fazem parte da Rota do Yucumã, região Noroeste do Estado, deram início às tratativas para criar uma rota turística Brasil-Argentina. Segundo o presidente do grupo e prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, os primeiros encaminhamentos que visam fortalecer as relações entre brasileiros e argentinos na área do turismo, cultura e economia foram dados em reunião realizada na semana passada. “Tivemos aqui em Tenente Portela uma reunião com a presença de lideranças dos dois países, entre as quais, o prefeito de El Soberbio, Argentina, Roque Soboczinski, e definimos os primeiros encaminhamentos no sentido de criar rota Brasil-Argentina”, afirmou.

Carboni informou que foi analisado o volume de turistas que entram no Brasil pelo Porto Soberbo/El Soberbio (municípios de Tiradentes do Sul no lado Brasileiro e El Soberbio, na Argentina). Já o prefeito Soboczinski apresentou levantamento que mostra que, na alta temporada, mais de 150 mil turistas cruzam a fronteira pela aduana EL Soberbio/ Porto Soberbo, na sua maioria com destino ao litoral Catarinense. Os prefeitos levantaram a possibilidade de unificar as aduanas.

Lideranças brasileiras querem que sejam criadas novas possibilidades para que os argentinos que ingressam no Estado permaneçam mais tempo na região Noroeste. “Precisamos criar uma rota para que esses turistas tenham a oportunidade de conhecer tudo o que nossa terra tem a oferecer, seja ela em relação às belezas naturais, a cultura dos povos e a gastronômica das diversas etnias presentes na região e com isso fortalecendo a economia local de cada município”, disse o prefeito de Derrubadas, Alair Cemin. 

Os argentinos, por sua vez, também pretendem atrair brasileiros que ingressam em Soberbio e outras partes da Província de Missiones. “Também vamos trabalhar no sentido de que os brasileiros que ingressam na Argentina possam conhecer nossos pontos turísticos, a cultura, gastronomia e outras atrações”, disse o diretor de turismo de El Soberbio, Natanael Villada.