Correio do Povo | Notícias | Iraí atrai a iniciativa privada para alavancar turismo

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

  • 28/08/2018
  • 11:19
  • Atualização: 11:25

Iraí atrai a iniciativa privada para alavancar turismo

Complexo hidroterápico será gerenciado por duas empresas e receberá um hotel

O prédio inacabado será transformado em hotel | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

O prédio inacabado será transformado em hotel | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

  • Comentários
  • Agostinho Piovesan

Sem capacidade financeira para realizar investimentos na estrutura turística baseada nas fontes de água mineral, a Prefeitura de Iraí, no Norte do Estado, decidiu atrair investidores da iniciativa privada. O complexo turístico formado pelo Centro Hidroterápico Municipal Osvaldo Cruz, as piscinas externas e um prédio inacabado, onde há 31 anos deveria funcionar a nova estrutura de banhos termais, foram entregue à iniciativa privada.

Segundo o prefeito de Iraí, Antônio Vilson Bernardi, após os investimentos, as estruturas atrairão mais veranistas para a cidade, movimentando a economia local. “O Centro Hidroterápico Osvaldo Cruz, construído ainda em 1938, é gerido agora pela iniciativa privada, assim como as duas piscinas externas, sendo que as estruturas são abastecidas com água mineral que jorra de uma fonte, a uma temperatura de 36 graus”, disse o prefeito.

Bernardi informou que o balneário antigo, como as duas piscinas e a área e prédio inacabado, onde seria construído um novo centro hidroterápico do município, foram repassados à iniciativa privada a partir da aprovação, pela Câmara de Vereadores, de projetos de lei enviados pelo Executivo. “Os projetos de lei prevêem várias contrapartidas e compromissos das duas empresas que venceram as respectivas licitações”, afirmou.

A estrutura inacabada tem área de 15 mil metros quadrados e prédio de 4.100 metros quadrados e está sendo transformada em um hotel. “Em contrapartida, a empresa de Pinhalzinho, Santa Catarina, se compromete a gerar empregos e garantir movimentação da economia com geração de impostos”, observa Bernardi. Já para o do Centro Hidroterápico Osvaldo Cruz foi firmado um Terno de Cessão de Uso por 20 anos com uma segunda empresa.

O secretário municipal de Turismo, Édiner Kehl, lembra que a cidade atraia turistas de todo o Brasil e países vizinhos. “Com as diversas ações da administração municipal em parceria com a iniciativa privada, a meta é resgatar a força do turismo de Iraí, mediante o oferecimento de novos produtos e um atendimento diferenciado”, afirma. Além da água mineral Iraí oferece outros atrativos, como o rio Uruguai, com passeios de barcos, e trilhas na mata atlântica.