Correio do Povo | Notícias | Alunos de São Sebastião do Caí viajam pelo Brasil através de cartas

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 30/08/2018
  • 08:32
  • Atualização: 08:55

Alunos de São Sebastião do Caí viajam pelo Brasil através de cartas

Projeto aproxima estudantes de todo o país com a troca de correspondências

Turmas participam de projeto ‘Viajando pelo Brasil através de cartas’ | Foto: Janaína Flores / Especial / CP

Turmas participam de projeto ‘Viajando pelo Brasil através de cartas’ | Foto: Janaína Flores / Especial / CP

  • Comentários
  • Stephany Sander

Qual foi a última vez que você escreveu ou recebeu uma carta? Apesar da facilidade da Internet e dos aplicativos de bate-papo, a correspondência à moda antiga foi adotada por alunos das escolas Josefina Jacques Noronha (estadual) e São José (municipal), de São Sebastião do Caí, que participam do projeto “Viajando pelo Brasil através de cartas”.

A iniciativa foi criada por um grupo de educadores de todo o país pelas redes sociais. “A ação visa ao resgate da comunicação pelas cartas, já que vivemos em meio à tecnologia, deixando de usar um recurso tão importante que aprimora a escrita e leitura. A confecção da correspondência, a entrega nos Correios e o recebimento são momentos de muita alegria para os alunos”, relata a professora Janaína Flores.

Segundo ela, atualmente estudantes de 4º e 5º anos de 26 escolas de dez estados participam do projeto. “A primeira carta foi coletiva, de apresentação dos alunos e da escola. Agora, nós sorteamos as duplas de alunos. Trabalhamos também as informações contidas em cada correspondência. Os estudantes pesquisam sobre cidades, estados e regiões de cada remetente.”

Aluna da escola Estadual Josefina Jacques Noronha, Melissa Machado Oderich, de 9 anos, se diz contente em conhecer novos lugares com a iniciativa. “Eu já estou escrevendo as cartas sozinha e vejo que minha escrita, e até mesmo a minha letra, melhorou bastante”, conta a menina. A atividade começou em março de 2018 e deve abranger mais turmas no próximo ano letivo. “Vamos continuar a desenvolver o Viajando pelo Brasil com os estudantes que já estão no projeto e iniciar com mais turmas. Cada vez teremos mais integrantes”, diz Janaína.