Correio do Povo | Notícias | Rio dos Sinos começa a baixar na Região Metropolitana

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

  • 05/09/2018
  • 19:56
  • Atualização: 22:13

Rio dos Sinos começa a baixar na Região Metropolitana

Acesso à Praia do Paquetá foi liberado aos veículos, mas famílias continuam ilhadas em Canoas

Águas estão 1 metro acima do normal em Canoas | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

Águas estão 1 metro acima do normal em Canoas | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

  • Comentários
  • Fernanda Bassôa

Ao contrário do que se esperava para esta quarta-feira, o nível do Rio dos Sinos começou a baixar, trazendo alívio para os moradores da Região Metropolitana, especialmente os residentes em áreas ribeirinhas. Em Canoas, onde as águas atingiram 2,61 metros na terça-feira em virtude dos 127 milímetros de chuva em quatro dias, nesta quarta baixaram a 2,48 m. O acesso à Praia do Paquetá já estava liberado para o trânsito de veículos, mas a água ainda invadia o terreno de residências, e a maior parte das 70 famílias continua ilhada.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, coronel Rodolfo Pacheco, a tendência é que a situação se normalize nos próximos dias, já que a previsão é de sol. “Canoas tem uma situação diferenciada, pois recebe a água do Jacuí que se encontra com o Sinos. Dependendo da quantidade de chuva e da direção do vento, as águas do Jacuí não fazem a curva para desaguar no Guaíba, represando no Paquetá.” Conforme Pacheco, o Sinos encontra-se 1 metro acima do normal. Não houve necessidade de remoções.

Em Sapucaia do Sul, onde a Defesa Civil mantém o alerta, a marca do Rio dos Sinos é de 4,48 metros, escoando normalmente.

A Defesa Civil de Novo Hamburgo segue com o monitoramento em razão das últimas chuvas que provocaram alagamentoes e desabamentos de muros de contenção e taludes. A situação agora, segundo o órgão, é de 12 famílias alojadas com parentes e nenhuma desabrigada. O município registra enchente com baixa inundação na vila Integração e de média inundação na Prainha e no Porto Satiro. O nível do Rio dos Sinos na tarde desta quarta-feira era de 6,50 metros.

As coordenadorias de Defesa Civil seguem com o monitoramento dos rios das principais bacias do Estado.