Correio do Povo | Notícias | Municípios definem repasse mensal para hospital de Cruz Alta

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

  • 12/09/2018
  • 08:39
  • Atualização: 09:15

Municípios definem repasse mensal para hospital de Cruz Alta

Durante um ano, cidades que integram a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde farão o repasse

  • Comentários
  • Felipe Dorneles

Os 13 municípios que integram a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Cruz Alta, definiram em reunião nesta semana o repasse de recursos para o Hospital São Vicente de Paulo, referência regional para especialidades como traumatologia e neurologia. A casa de saúde da cidade passa por crise financeira. Em agosto, por exemplo, médicos da traumatologia reduziram em 80% as consultas eletivas devido à falta de pagamento durante seis meses.

O município de Cruz Alta já encaminha mensalmente R$ 120 mil, e os outros 12 iniciam a partir deste mês o repasse mensal de R$ 70 mil, durante um ano. O prefeito de Saldanha Marinho e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto do Jacuí e do Alto da Serra do Botucaraí, Volmar Telles do Amaral, explica que, apesar da crise financeira também das cidades, os prefeitos definiram como prioritária essa pauta. “A população desses municípios também precisa do atendimento em Cruz Alta. O aporte é uma forma de garantir o serviço de especialidades, para que volte à sua normalidade”, destaca Telles.

Em nota, a direção do São Vicente de Paulo informou que a instituição filantrópica atende mais de 85% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), prestando assistência para municípios da 9ª CRS e dependendo de repasses financeiros para manter sua infraestrutura e total atendimento. Revela que até o momento cinco municípios assinaram o cofinanciamento, o que garante os serviços, já que esses valores serão usados para o pagamento dos médicos.