Correio do Povo | Notícias | Chineses anunciam instalação de montadora em Camaquã, no Sul do Estado

Porto Alegre

29ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 13 de Novembro de 2018

  • 17/04/2012
  • 16:11
  • Atualização: 18:05

Chineses anunciam instalação de montadora em Camaquã, no Sul do Estado

Fábrica de caminhões deve gerar mais de 600 empregos na região

Chineses anunciam instalação de montadora em Camaquã | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini / CP

Chineses anunciam instalação de montadora em Camaquã | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini / CP

  • Comentários
  • Voltaire Porto / Rádio Guaíba

A comitiva de executivos chineses da Shiyan Yunlihong Industrial and Trade Company – braço da gigante chinesa Dongfeng Motos Corporation – anunciou, nesta terça-feira, a instalação de uma montadora de caminhões em Camaquã, no Sul do Estado. Os empresários chegaram ao Rio Grande do Sul há uma semana e desde então viajaram para Santa Maria, Tapes e Camaquã, para analisar o melhor local para receber a fábrica.

O investimento inicial dos asiáticos será de cerca de R$ 185 milhões. A previsão é de gerar 200 empregos na implantação da fábrica e 455 postos de trabalho na operação. Durante o anúncio, em cerimônia no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro destacou que o Estado está preparado para receber este e outros investimentos. "Temos trabalhadores qualificados que vão nos permitir dar um salto de crescimento com o reforço da nova Política Industrial", afirmou.

A empresa chinesa espera que, em um prazo máximo de três meses, esteja em condições de operar no Brasil. A companhia acredita que em dez meses possa erguer as instalações em uma área de 100 hectares do município. "Fizemos uma opção técnica por Camaquã, por questões de logística e de suprimentos (fornecedores)", justificou a presidente da empresa, Lian Bing Yun, agradecendo a acolhida nos municípios visitados. Lian ressaltou que também ficou impressionada com o que viu em Santa Maria. "Na China, manteremos reuniões com outros grupos de investidores e relataremos as potencialidades apresentadas por esta cidade", garantiu.

Segundo a montadora, a previsão é de que em um ano e meio a fábrica entre em efetiva operação, inicialmente com uma produção de cinco mil veículos por ano, com a meta de atingir 20 mil unidades em cinco anos. A empresa chinesa possui mais de 120 mil empregados, e registra um faturamento anual de US$ 29 bilhões.

Bookmark and Share