Correio do Povo | Notícias | Enade avalia mais de 480 mil estudantes

Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 23/11/2014
  • 08:23
  • Atualização: 08:26

Enade avalia mais de 480 mil estudantes

Exame nacional verifica o rendimento de alunos de cursos superiores

 Farão as provas 483,5 mil concluintes, matriculados em 1,48 mil instituições de Educação Superior | Foto: Ricardo Giusti

Farão as provas 483,5 mil concluintes, matriculados em 1,48 mil instituições de Educação Superior | Foto: Ricardo Giusti

  • Comentários
  • Correio do Povo

Com o objetivo de aferir o rendimento de estudantes de cursos superiores de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências, acontece neste domingo, em todo o país, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014. Farão as provas 483,5 mil concluintes, matriculados em 1,48 mil instituições de Educação Superior. No RS, estarão realizando o Enade 22.752 estudantes concluintes de 747 cursos de 75 instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Nesta edição será avaliado o desempenho de estudantes de bacharelado e licenciatura e do curso de Tecnólogo que tenham expectativa de finalizar a graduação até julho de 2015. Para tanto, precisam concluir mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o final do período de inscrição. Também farão o exame alunos de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro próximo; e os de cursos superiores de tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

As provas, com quatro horas de duração, terão início às 13h (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 12h, e os candidatos devem chegar com antecedência. O aluno que sair da sala antes de uma hora de prova estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente.

Questionário é obrigatório

Além da realização obrigatória do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os graduandos em final de curso devem preencher, até o horário da prova, o questionário do estudante. O preenchimento é feito no ambiente virtual destinado ao participante do exame, na página do Enade na Internet.

Aqueles que não responderem estarão em situação irregular e podem ser impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é obtido pelo CPF, nome do candidato ou pelo curso.

A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame está prevista para o 2º semestre de 2015. A consulta ao local de prova e o preenchimento do questionário do estudante devem ser realizados na página do Enade na Internet.