Correio do Povo | Notícias | Ufrgs convoca candidatos em lista de espera para manifestar interesse em vagas

Porto Alegre

27ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

  • 04/06/2018
  • 12:19
  • Atualização: 12:25

Ufrgs convoca candidatos em lista de espera para manifestar interesse em vagas

Quem não realizar o procedimento até o dia 10 será excluído da lista

Ufrgs convoca candidatos em lista de espera para manifestar interesse em vagas | Foto: Rochele Zandavalli / Ufrgs / Divulgação

Ufrgs convoca candidatos em lista de espera para manifestar interesse em vagas | Foto: Rochele Zandavalli / Ufrgs / Divulgação

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) convoca candidatos que ficaram na lista de espera do vestibular 2018 ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a confirmarem o interesse nas vagas. A manifestação pode ser feita até o dia 10 pelo site da Ufrgs. Para participar, o candidato não pode estar ocupando alguma vaga dentro da universidade.

Os candidatos que já estiverem na lista como “aguardando vaga” devem entrar no Portal do Candidato, no site da Ufrgs, entre as 10 horas do dia 5 e às 23h59min do dia 10. O interessado deve manifestar o interesse e enviar de forma digitalizada um documento de identificação e o CPF (caso o número deste constar no documento de identificação, basta o envio do primeiro).

O processo de confirmação de interesse está previsto no edital do Concurso Vestibular 2018 (item 7.20) e no edital do Sisu (item 4.19), como forma de que as vagas possam chegar mais rapidamente aos interessados.

Chamamentos

A partir de junho, os chamamentos vão seguir a lista apenas pelos candidatos que tenham confirmado interesse e enviado os documentos de identificação, mantendo a indicação “aguardando vaga”. Os demais constarão como “não confirmou interesse” e estarão fora dos possíveis chamamentos. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) reforça que a realização do processo de manifestação de interesse não garante a ocupação de vaga e nem isenta o candidato dos passos seguintes nos futuros chamamentos.

Perguntas e respostas sobre o processo de confirmação de interesse

Como devo proceder para continuar concorrendo?

Você deve entrar no Portal do Candidato (entre 5 – após as 10 horas – e 10 de junho), manifestar o interesse e enviar o documento de identificação e o CPF.

Meu CPF consta no meu documento de identificação, devo mandar duas vezes?

Nesse caso, basta um envio do documento de identificação já com o CPF.

Como os documentos devem ser enviados?

Os documentos devem ser enviados pelo Portal do Candidato e devem estar em formato JPG ou PDF, tendo sido digitalizados com as informações legíveis

Como saberei que meu interesse foi registrado?

Um comprovante de confirmação de interesse será registrado no Portal do Candidato.

Meu curso tem ingresso apenas no primeiro semestre. Devo registrar interesse mesmo assim?

A recomendação é de que o candidato realize a manifestação de interesse do mesmo modo, para algum caso excepcional de disponibilidade de vaga nesses cursos.

Minha confirmação de interesse garante vaga?

Não. A confirmação de interesse dá ao candidato apenas a condição de continuidade na lista de espera dos processos seletivos, ou seja, garante a expectativa de direito à lotação em vaga.

Estou aguardando vaga pelos dois processos seletivos. Como fazer?

Quando for esse caso e o candidato seguir interessado em ambas as vagas, deve manifestar duas vezes, acessando o Portal e registrando nos dois sistemas. Caso seja em apenas um, registra apenas o interesse na vaga que deseja.

Após o registro de interesse, o que devo fazer?

Aguardar novos chamamentos, divulgados no site da Ufrgs, e realizar o processo normalmente, caso seja chamado.

Não tenho interesse na vaga, o que devo fazer?

Nesse caso, não é necessária a manifestação, pois, a partir do fim do processo, a indicação será automática para “não confirmou interesse” e o candidato será considerado desistente.

O chamamento previsto para o dia 12 de junho está confirmado?

Sim, haverá chamamento no dia 12 de junho. Será seguida a lista apenas pelos candidatos que tenham confirmado interesse e enviado os documentos de identificação, mantendo a indicação “aguardando vaga”.


TAGS » Vestibular, Ufrgs, Sisu