Correio do Povo | Notícias | Acendimento do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria na Capital

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 01/09/2010
  • 11:57
  • Atualização: 15:18

Acendimento do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria na Capital

Prefeito José Fortunati acendeu a chama no Parque da Redenção

  • Comentários
  • Luciamem Winck / Correio do Povo

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, acendeu na manhã desta quarta-feira o Fogo Simbólico, marcando a abertura da Semana da Pátria 2010. O ato, realizado junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, foi presidido pelo comandante Militar do Sul, general Túlio Cherem, e reuniu militares do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, além de bandeirantes, escoteiros e atletas. A centelha, que estava abrigada no Paço Municipal desde 15 de agosto, foi conduzida por atletas da Brigada Militar, da AABB, da Associação dos Corredores de Rua de Porto Alegre e dos Correios.

As comemorações pela Semana da Pátria encerram no final da tarde do dia 7 de setembro - data de comemoração da Independência do Brasil. O ponto alto da cerimônia será a extinção do Fogo Simbólico, quando um grupo de cavalarianos liderados pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Oscar Gress, retirará uma centelha que acenderá a Chama Crioula. Os cavalarianos seguiram então para o Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia.

“O acendimento do Fogo Simbólico é um gesto que tem um significado fantástico. Embora estejamos em um mundo globalizado, não podemos deixar de estar com os olhos voltados para nossa terra, valorizando nossa defesa e nossas virtudes”, assinalou Fortunati. O general Cherem, por sua vez, defendeu a necessidade de medidas que incentivem a sociedade a demonstrar amor pelo País. “Deveríamos externar este sentimento mais vezes e não apenas em jogos de futebol”, frisou.

Cherem lembrou que, no Paraguai, onde viveu por dois anos na companhia da família, os filhos participavam de atos cívicos diários antes do início das aulas. “O ideal seria que o civismo fosse valorizado nos ambientes escolares brasileiros e não apenas em momentos pontuais”, observou. O presidente da Liga da Defesa Nacional (LDN), brigadeiro Paulo Roberto de Carvalho Ferro, destacou que somente pela via da honestidade “nossa Pátria alcançará o status de grandeza que todos desejamos”. Lembrou que durante a Semana da Pátria, a vigília do Fogo Simbólico ficará aos cuidados de por voluntários, bandeirantes e escoteiros durante o dia e, à noite, de militares da Brigada Militar e das Forças Armadas.