Correio do Povo | Notícias | Semana da Pátria é aberta oficialmente em Porto Alegre

Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

  • 01/09/2011
  • 13:10
  • Atualização: 13:20

Semana da Pátria é aberta oficialmente em Porto Alegre

General de Exército Carlos Bolivar Goellner destacou o envolvimento dos militares no Dia da Independência

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Semana da Pátria foi aberta oficialmente nesta quinta-feira com o acendimento do fogo simbólico em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha. O ato foi prestigiado por autoridades civis e militares além de alunos de instituições de ensino da Capital. O Comandante Militar do Sul, general de Exército Carlos Bolivar Goellner, oficial desde 1972, destacou o envolvimento dos militares com as comemorações alusivas ao Dia da Independência. “Embora pareça uma solenidade repetitiva, apesar de acontecer uma vez por ano, cada vez é um sentimento diferente. Até porque o Brasil não é o mesmo de 39 anos atrás”, comparou.

O general destacou que é o momento de renovar o respeito aos símbolos nacionais, preservar as tradições e o nome dos heróis brasileiros. O acendimento do fogo simbólico da Semana da Pátria comoveu o presidente da Liga da Defesa Nacional (LDN), Floriano Gonçalves Filho, 77. “Aprendi com meu pai, que era funcionário público, a ter respeito pelos valores do nosso país. Desde os 14 anos, quando ingressei nos Escoteiros, aprendi a ter esse respeito”, recordou Floriano, que percebe um esvaziamento do sentimento de valorização pelo Brasil.

Floriano argumentou que a Liga está empenhada para reconquistar este sentimento. “Nossa entidade é muito associada aos militares, porém temos objetivos cívicos. Hoje, nos desfiles, para cada civil participando são pelos menos quatro membros das Forças Armadas”, apontou. As atividades da Semana da Pátria continuam hoje com o oitavo Desfile da Semana da Pátria da Restinga, que integra o calendário oficial de Porto Alegre desde 2005. É esperada a participação de 14 instituições de educação infantil e 17 escolas de Ensino Fundamental.

Bookmark and Share