Correio do Povo | Notícias | Prédio comprometido passará por reformas emergenciais

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 18 de Novembro de 2018

  • 13/02/2012
  • 19:12
  • Atualização: 20:54

Prédio comprometido passará por reformas emergenciais

Queda de parede interna obrigou isolamento de ruas no Centro da Capital

Prefeitura fará reformas emergenciais no prédio | Foto: Tarsila Pereira

Prefeitura fará reformas emergenciais no prédio | Foto: Tarsila Pereira

  • Comentários
  • Correio do Povo

A prefeitura de Porto Alegre determinou nesta segunda-feira que sejam tomadas providências imediatas sobre o prédio localizado na esquina das ruas Riachuelo e Marechal Floriano, no Centro Histórico, que está com a estrutura comprometida. Na madrugada dessa segunda, a queda de uma parede interna causou o isolamento das vias. O edifício está interditado há dois anos e faz parte do patrimônio histórico da cidade.

Apesar de a edificação, erguida no início do século XX, ser privada e a conservação ser de responsabilidade do proprietário, a prefeitura irá providenciar novo escoramento e restauro da construção pelo Patrimônio Histórico, e os custos serão repassados aos proprietários. O prefeito José Fortunati explicou que a prioridade é a segurança das pessoas que circulam na região. “Vamos providenciar reparos urgentes para liberar a via ao uso dos pedestres e carros”, afirmou o prefeito. Entre as medidas emergenciais adotadas pela administração municipal estão a retirada dos materiais condenados, escoramento estrutural externo e execução de galeria no passeio público.

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) realiza vistorias periódicas no prédio desde 1999. Segundo a prefeitura, desde então os proprietários recebem notificações e multas. O último laudo técnico da secretaria – de 3 de março de 2011 – apontou relativa estabilidade do prédio, mas com necessidade de reforços, embora sem risco iminente.

No início da noite desse domingo, vizinhos notaram a queda de pedaços da construção, e acionaram órgãos municipais. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou o trânsito no local. Nessa segunda, a Smov realizou nova vistoria, que concluiu que atualmente não há como atestar a segurança.

Alterações no trânsito

A partir desta terça-feira, os carros que entrarem pela Riachuelo farão a conversão obrigatória à direita, na rua Vigário José Inácio, e poderão dobrar à esquerda na avenida Salgado Filho, onde será instalado um semáforo.

 Interdição de ruas no Centro Histórico provocam alterações no trânsito da Capital / Foto: Divulgação / PMPA / CP


Bookmark and Share