Correio do Povo | Notícias | Festival Internacional de Balonismo de Torres começa nesta quinta-feira

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

  • 29/04/2015
  • 20:46
  • Atualização: 20:51

Festival Internacional de Balonismo de Torres começa nesta quinta-feira

Além dos balões, cidade receberá diversas atrações culturais até o dia 3 de maio

Festival de Balonismo inicia nesta quinta-feira em Torres | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

Festival de Balonismo inicia nesta quinta-feira em Torres | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

  • Comentários
  • Heron Vidal

Torres aguarda a presença de 150 mil turistas entre esta quinta-feira e o próximo dia 3 de maio para uma atração que flutuará no céu: dezenas de balões gigantescos e multicoloridos. Às 9h30min desta quinta será aberto pela prefeita do município, Nílvia Pereira, o 27º Festival Internacional de Balonismo. “É o maior evento contínuo de balonismo do mundo e também o terceiro maior em dimensão”, garante a prefeita.

Está prevista a participarão 46 balões de ar quente. Destes, cinco são balões de forma (animais ou objetos). Dez balonistas são de Torres. O organizador é o francês Bruno Schwartz, da Air Show. Competidores de diversos países disputarão cinco provas organizadas para a edição 2015.

Aos turistas há a bela geografia de Torres e uma agenda cheia de atrações e atividades no Parque do Balonismo, situado na Avenida Castelo Branco. Nesta sexta tem show da dupla sertaneja Thaeme e Tiago. No sábado se apresenta o músico Armandinho e no domingo, a banda Roupa Nova. De acordo com a secretária do Turismo, Vivian Rocha, a infraestrutura da cidade oferece 9 mil leitos para hospedagem e na gastronomia há 35 restaurantes. O parque tem 6 mil m² de área coberta e estacionamento com 4,2 mil vagas.

Além da música haverá shows de motocross, aeromodelismo, paraquedismo, chimarreada cultural, espaço da juventude, oficinas culturais, artesanato, feiras e torneios. Entre as provas de balonismo destacam-se o “Alvo” (saco de areia lançado no alvo dentro do parque), “Raposa” (balões caçam o balão-raposa) e o “Mastro” (balonista deve pegar uma grande chave pendurada em um fio). Nesta, o vencedor ganhará um veículo Chevrolet Montana.

As provas de balonismo começam na sexta e se encerram no domingo — dependem do tempo bom, sem ventos fortes. Três delas serão às 7h e duas às 16h. O primeiro maior festival de balonismo do planeta é o Balloon Fiesta, em Albuquerque, nos EUA, e o segundo é em Chateaux d’Oex, na Suíça.