Correio do Povo | Notícias | Rios seguem subindo e causam enchentes no RS

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Setembro de 2018

  • 15/07/2015
  • 09:11
  • Atualização: 09:43

Rios seguem subindo e causam enchentes no RS

Uruguai está com 10,7 metros em Porto Mauá

Rio Uruguai está com 10,7 metros em Porto Mauá | Foto: MetSul Meteorologia / Divulgação / CP

Rio Uruguai está com 10,7 metros em Porto Mauá | Foto: MetSul Meteorologia / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Metsul

O nível de diversos rios do Estado subiu em razão da chuva e vai seguir aumentando e causando enchentes em diversas regiões gaúchas, segundo previsão da MetSul Meteorologia. Os rios Caí, dos Sinos, Taquari e Uruguai, assim como o Lago Guaíba, apresentam cheias nesta quarta-feira e, em alguns casos, já invadem cidades ribeirinhas.

O Rio Uruguai está com 10,7 metros em Porto Mauá, no Noroeste, já alagando áreas ribeirinhas. Segundo a MetSul, o rio vai continuar a se elevar com tendência de enchente no Médio Uruguai e na Fronteira Oeste nos próximos dias. Segue chovendo nas nascentes e nos afluentes, e há águas vindo do Oeste de Santa Catarina.

Já o Rio Taquari sobe muito rapidamente entre Lajeado e Estrela. Às 8h, o nível no Porto de Estrela era de 19,32 metros. À meia-noite era de 16,18 metros e no começo da manhã dessa terça-feira estava em 14,71 metros. Como ainda sobe na parte mais alta do vale, o Taquari tende a se elevar ainda mais com enchente que pode trazer inundações e problemas em rodovias.

Por sua vez, o Rio dos Sinos também apresenta cheia. Às 7h estava em 7,01 metros na régua de Campo Bom. À meia noite o nível era de 6,87 metros e às 7h de terça estava em 6,52 metros. A MetSul adverte que o Sinos começará a alagar áreas ribeirinhas nas próximas 24 horas entre Campo Bom e Novo Hamburgo e que a enchente durante o resto semana pode chegar a grandes proporções. Em maio de 2008, que teve a maior enchente na região desde agosto de 1965, o nível do Sinos em Campo Bom chegou a 7,80 metros.

O Rio Caí também segue subindo no Vale do Caí, porém não com a mesma velocidade do Taquari e Sinos. A chegada de mais água das nascentes na Serra deve manter o quadro de cheia entre São Sebastião do Caí e Montenegro. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba está em 1,40 metros. O lago passará por cheia com possíveis reflexos nas ilhas da Capital nos próximos dias. Todos os rios cujas águas desembocam no Delta do Jacuí enfrentam cheias e com os níveis ainda subindo.

Dados indicam uma massa de ar frio ingressando na próxima terça-feira com vento Sul moderado a forte, que coincidirá com o período ao redor do pico da cheia do Guaíba, o que traria represamento e agravamento do quadro.