Correio do Povo | Notícias | Galpões do Parque Harmonia começam a ser desmontados

Porto Alegre

28ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

  • 21/09/2015
  • 14:12
  • Atualização: 14:19

Galpões do Parque Harmonia começam a ser desmontados

Limite para limpeza de toda área é dia 30 de setembro

Limite para limpeza de toda área é dia 30 de setembro | Foto: Samuel Maciel

Limite para limpeza de toda área é dia 30 de setembro | Foto: Samuel Maciel

  • Comentários
  • Karina Schuh Reif

Terminada a Semana Farroupilha, os 365 galpões instalados no Parque Harmonia para as comemorações começaram a ser desmontados nesta segunda-feira. Os piquetes, que antes abrigaram tradicionalistas e visitantes para cultivar a cultura gaúcha, agora estavam cheios de caixas com os adereços campeiros que deverão ser utilizados no ano que vem. Por causa da chuva, muitos apenas retiraram os utensílios e móveis e deixaram para remover os telhados ao longo da semana. O limite para a limpeza de toda área é o dia 30 de setembro.

“Se o tempo continuar assim e ficar impossível retirar tudo por causa da chuva analisaremos uma alternativa, mas a ideia é cumprir o regulamento”, disse o coordenador de Tradição da Secretaria de Cultura Tradição e Folclore da Secretaria Municipal de Cultura, Giovani Osório Tubino. No ano passado, uma peculiaridade fez com que três galpões continuassem montados por mais tempo. Havia ninhos de pássaros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) acompanhou a evolução dos animais até que os ovos fossem descascados. Dessa vez, ainda não há registro de situações semelhantes, mas técnicos devem fazer vistorias nos próximos dias.

A chuva atrasou a retirada dos animais do piquete Fazendinha. Patos, ovelhas, cabritos, galinhas, pintos, pônei, cavalos e coelhos só devem ser levados para um sítio na zona Sul de Porto Alegre na terça-feira. O funcionário do local Dariano Siqueira Mateus, 34 anos, explicou que o transbordo ocorrerá quando o tempo estiver mais seco.

“Parque Harmonia sem chuva, não é Harmonia”, brincou o funcionário público Rubem Nolasco, 59 anos. Ele e a mulher Maria Luiza Romero, 56 anos, saíram de Alegrete para passar a Semana Farroupilha em Porto Alegre. Apesar de as comemorações terem encerrado no domingo, o piquete Clube de Truco Pitoco fará o jantar de encerramento nesta segunda-feira e somente na terça-feira eles começarão a levantar acampamento. Conforme ele, a situação financeira do país não abalou quem gosta de participar das comemorações. “Teve muita fartura. Aqui não tinha crise.”

A vizinha nos meses de setembro, Salete Scheffer, 52 anos, contou a mobília do Piquete Laços de Sangue já estava sendo retirada com ajuda de um caminhão. “O clima já é outro. Quando voltamos do desfile Farroupilha já começamos a ficar triste. Domingo foi a despedida”, comentou ela que mora em Gravataí. “Minha casa foi atingida pelo granizo. Nem consegui verificar como está. Nos mudamos para o acampamento”, observou.

A patroa do piquete Ganfi Laura Barbosa, 56 anos, supervisionava o desmonte da estrutura. O que levou uma semana para armar, foi retirado em um dia. “A gente fica triste, mas ano que vem tem de novo.”