Correio do Povo | Notícias | Protesto por moradia bloqueia entrada da Caixa no Centro de Porto Alegre

Porto Alegre

25ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

  • 10/06/2016
  • 09:46
  • Atualização: 10:02

Protesto por moradia bloqueia entrada da Caixa no Centro de Porto Alegre

Cerca de 60 pessoas participam do Dia Nacional de Lutas pela Reforma Urbana

  • Comentários
  • Correio do Povo

Integrantes de movimentos sociais por moradia realizam protesto em frente à agência da Caixa Econômica Federal (CEF) no Centro de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira. A manifestação faz parte do Dia Nacional de Lutas pela Reforma Urbana. Cerca de 60 pessoas participam do ato.

O representante da Confederação Nacional de Associações de Moradores, Valério Lopes, ressaltou que a ação nacional visa mostrar a contrariedade ao governo Temer e tentar denunciar possível cortes em programas sociais de moradia.

"Nossa manifestação é uma ação nacional. Primeiramente, buscamos defender a democracia, e em segundo lugar, não reconhecemos o governo ilegítimo do presidente interino Michel Temer. Nós queremos que sejam aprofundados os programas de habitação de interesse social. Estamos sentindo que essa política vai ser abandonada e, por isso, estamos aqui. É um ato simbólico para dar o recado que estamos organizando o povo para fazer a resistência. Na verdade, estamos num ato de resistência pela denúncia do golpe, pela volta da democracia, e de garantia dos nossos programas”, disse Lopes.

A coordenadora nacional da Central de Movimentos Populares, Angélica Celeste, apontou que as mulheres são as principais prejudicadas com cortes em movimentos como Minha Casa, Minha Vida. “O governo Temer é preconceituoso contra as mulheres. É um governo machista. Os cortes em programas de beneficio atingem as mulheres, que são principais beneficiárias dos programas de moradia”, disse.

Os manifestantes bloqueiam uma das entradas da Caixa Econômica Federal na rua Sete de Setembro, na Praça da Alfândega. Os funcionários e clientes podem ingressar normalmente na agência pela Rua dos Andradas.