Correio do Povo | Notícias | Ato na Esquina Democrática comemora Dia Internacional do Orgulho LGBT

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 18 de Novembro de 2018

  • 28/06/2016
  • 20:56

Ato na Esquina Democrática comemora Dia Internacional do Orgulho LGBT

Participantes distribuíram panfletos denunciando o massacre à boate norte-americana Pulse, em Orlando

Grupo distribuiu panfletos denunciando o massacre em Orlando | Foto: Camila Diesel / Especial / Rádio Guaíba / CP

Grupo distribuiu panfletos denunciando o massacre em Orlando | Foto: Camila Diesel / Especial / Rádio Guaíba / CP

  • Comentários
  • Camila Diesel / Rádio Guaíba

Um ato na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, lembrou no fim da tarde desta terça-feira o Dia Internacional do Orgulho LGBT (Lésbicas Gays Bissexuais e Trangêneros), comemorado nesta terça-feira em todo o planeta. Cerca de 50 pessoas se concentraram, perto das 17h, em uma ação chamada de “Ato pelo Orgulho de Ser o Que Se É”.

Os participantes distribuíram panfletos denunciando o massacre à boate norte-americana Pulse, em Orlando, ocorrido em 12 de junho. Conforme o secretário-geral da ONG Nuances, Célio Golin, o objetivo ainda foi chamar a atenção para a homolesbitransfobia. “A gente vive um momento ainda muito conservador. Diariamente, recebemos notícias de algum tipo de assassinato ou de uma pessoa que é discriminada”, disse.

O Dia Internacional do Orgulho LGBT é uma alusão ao Levante de Stonewall. Em 28 de junho de 1969, LGBTs reagiram às invasões constantes da polícia e da perseguição da Justiça ao bar Stonewall Inn, nos Estados Unidos. De lá pra cá, Golin reconhece que houve avanços, mas pondera: “nós vivemos ainda numa sociedade que é muito machista. Essas pessoas (gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais) de uma forma ou de outra são marginalizadas, com uma cidadania desqualificada”, lamenta.

Estiveram envolvidas no ato as dez entidades organizadoras da Parada Livre de Porto Alegre. A próxima edição, comemorativa de 20 anos do evento, ocorre em 13 de novembro, no Parque da Redenção.