Correio do Povo | Notícias | Gaúcha vai percorrer maior ecovia de Portugal pra criar guia de viagem de bicicleta

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 18 de Novembro de 2018

  • 17/09/2016
  • 10:51
  • Atualização: 11:10

Gaúcha vai percorrer maior ecovia de Portugal pra criar guia de viagem de bicicleta

Jovem de 28 anos começa pedalar 214 quilômetros neste domingo

Gaúcha vai percorrer maior ecovia de Portugal pra criar guia de viagem de bicicleta | Foto: Arquivo pessoal / Divulgação / CP

Gaúcha vai percorrer maior ecovia de Portugal pra criar guia de viagem de bicicleta | Foto: Arquivo pessoal / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Uma gaúcha de 28 anos, natural de Ijuí, vai pedalar os 214 quilômetros da ecovia do Litoral do Algarve, a maior de Portugal, para criar o primeiro guia de viagem de bicicleta. Naiara Back começa o percurso neste domingo, quando parte de Cabo de São Vicente com destino final a Vila Real de Santo António, no dia 28. Os dez dias de pedalada vão ser transmitidos ao vivo nas redes sociais Snapchat, Instagram e Facebook. 

Naiara conta que a bicicleta sempre esteve presente na sua vida, tanto para substituir o carro a caminho do trabalho como para pedaladas sozinha ou acompanhada. Mas foi morando em Braga, Portugal, que o veículo se tornou mais do que um meio de transporte e lazer. 

Em abril, Naiara criou o blog “Aqueles que viajam” e dele surgiu o projeto “Aqueles que viajam de bicicleta”, que tem como missão inspirar a viajar de bicicleta. “Esse projeto surgiu da minha constante vontade de pedalar por Portugal, das boas condições de mobilidade para ciclistas e também da escassa divulgação de pistas no país", explica.

O Algarve é um dos destinos mais populares para férias de verão em Portugal e o motivo se deve às lindas praias que possuem todos os tons de azul. “Mas o Algarve vai além disso e é através desta viagem que pretendo mostrar ao mundo as diversas experiências, além da praia, que podem encontrar neste destino português”, conta Naiara. "Pedalar é uma experiência única, assim como ficar hospedada em lugares genuínos, experimentar a gastronomia típica e aprender sobre a cultura local através de workshops", argumenta.

A primeira viagem de Naiara foi de Braga para Santiago de Compostela, quando pedalou 200 quilômetros durante dois dias e meio. Agora ela conta os dias para pedalar pelo Litoral do Algarve, incluindo desvios necessários para conhecer vilas, trilhas e montanhas do Algarve.