Correio do Povo | Notícias | Prefeitura lança edital para adoção de praça e orla do Guaíba próximo ao Gasômetro

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 09/10/2017
  • 13:12
  • Atualização: 13:15

Prefeitura lança edital para adoção de praça e orla do Guaíba próximo ao Gasômetro

Empresas terão que fazer a manutenção e terão direito a placas publicitárias

Praça Júlia Mesquita terá manutenção terceirizada | Foto: Alina Souza / CP Memória

Praça Júlia Mesquita terá manutenção terceirizada | Foto: Alina Souza / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Prefeitura de Porto Alegre publicou nesta segunda-feira edital oferecendo a manutenção da Praça Júlio Mesquita e do espaço verde entre a Usina do Gasômetro e da Rótula das Cuias. As empresas que concorrerem ao contrato terão o direito de explorar placas de sinalização visual, de natureza institucional, sem exploração comercial, respeitando a legislação e mediante análise da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

“A proposta é buscar a participação privada para a conservação do trecho de 1,3 quilômetro do parque, incluindo a área da Praça Júlio Mesquita. Dessa forma, pretendemos assegurar a preservação dos equipamentos que serão entregues à população”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes.

O prazo previsto para a adoção é de 12 meses, que poderá ser prorrogado por igual período. As propostas poderão ser apresentadas por qualquer pessoa jurídica de direito privado.

Além do paisagismo e das áreas verdes, os vencedores da licitação terão o dever de cuidar da manutenção das estruturas como decks, passeios, ancoradouro, passarela metálica, recantos infantis, vestiário, quadras esportivas e equipamentos de mobiliário urbano, respeitando especificações técnicas previstas no documento.

A sessão única de adoção das áreas verdes está marcada para o dia 9 de novembro, às 10h, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade. Conheça o edital completo.

Áreas comerciais da localidade

A Prefeitura de Porto Alegre prepara agora o edital para a licitação dos permissionários que irão administrar as áreas comerciais da orla do Guaíba. A expectativa do Executivo é lançar o convite até o final do ano.

Durante o período de adoção do parque, será estruturado paralelamente um projeto de concessão integral do espaço. A prefeitura está em tratativas com o Escritório de Projetos das Nações Unidas (Unops), que apoiará a administração municipal na modelagem do projeto.

Expectativa de inauguração da Orla

Prevista para outubro, a entrega do trecho revitalizado da orla do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias vai ficar para 2018. Com 86% dos trabalhos concluídos e um investimento de R$ 68 milhões, as obras tinham previsão de serem concluídas ainda no início de 2017. Em julho, porém, o Executivo alterou a estimativa da entrega para outubro – o que também não vai ser possível.

Os recursos para a realização da obra, iniciadas em outubro de 2015, foram obtidos através da Corporação Andina de Fomento (CAF).