Correio do Povo | Notícias | Cemitérios terão programação especial no feriado de Finados

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 18 de Setembro de 2018

  • 01/11/2017
  • 07:41
  • Atualização: 08:45

Cemitérios terão programação especial no feriado de Finados

Diversas atividades estão previstas para esta quinta-feira em várias instituições em Porto Alegre

Cemitérios terão programação especial no feriado de Finados | Foto: Mauro Schaefer

Cemitérios terão programação especial no feriado de Finados | Foto: Mauro Schaefer

  • Comentários
  • Correio do Povo

Os cemitérios de Porto Alegre terão uma série de atividades especiais nesta quinta-feira, Dia de Finados. Serão realizadas missas, aconselhamentos sobre o luto e ações de saúde. No Crematório Metropolitano, na avenida Oscar Pereira, 584, a programação começa nesta quarta-feira e se estende até o dia 4 de novembro. Para marcar a data, a instituição receberá a exposição de Pirografias de Mário Corá, com entrada gratuita. Além disso, no dia 2, às 15h30min, será realizada missa in memoriam na capela ecumênica e às 16h30min um concerto.

No Jardim da Paz, na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, serão realizadas missas às 9h, às 10h, às 11h, às 15h, às 16h e às 17h. Também haverá verificação de pressão das 8h às 18h, orientação e aconselhamento sobre o luto feita pelo Grupo de Reflexão Além da Vida (Grav) e bênção da saúde ministrada pelos freis franciscanos. A visitação no cemitério será das 7h às 19h. No dia 2, os visitantes poderão conferir, às 10h45min, o lançamento aéreo de pétalas de rosas.

No cemitério da Santa Casa, na avenida Oscar Pereira, no dia 2, haverá apresentação do coral da Santa Casa, a partir das 9h, e missa campal, às 10h. Haverá depois apresentação da Orquestra Jovem do RS. A visitação acontece das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

No cemitério São Miguel e Almas, também na avenida Oscar Pereira, haverá missas às 8h30min, às 10h e às 15h30min. O horário de funcionamento será das 7h às 19h. Está prevista a realização de confissões na igreja São Miguel, aconselhamento sobre o luto, espaço com música para reflexão e procissão e bênção dos túmulos após a missa das 15h30min nas galerias do cemitério.

No João XXIII, na avenida Natal, no bairro Medianeira, serão oferecidas atividades de aferição de pressão arterial, teste de glicose e de capacitação pulmonar e atendimento para crianças no espaço Kids. Também está prevista uma palestra sobre a doença de Alzheimer com a professora Natália Vearick, da ACM Rua da Praia. No espaço de conscientização ambiental, haverá ainda a distribuição de mudas de flores e de flores artificiais confeccionadas pelo Grupo de Geração de Renda da ACM Morro Santana. A ação acontece das 9h30mim às 16h. Também terá celebração ecumênica in memoriam com apresentação musical às 10h30min.

No cemitério São João, na rua Ari Marinho, no bairro Higienópolis, as visitações serão realizadas das 8h às 18h. Já no cemitério da Vila Nova, na avenida Monte Cristo, no bairro Vila Nova, serão feitas missas às 9h30min e às 17h nos dias 1º e 2 de novembro. O local também funciona das 8h às 18h.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também irán disponibilizar as linhas especiais A 297 - Cemitério contará com quatro veículos, com tabela horária entre as 7h e as 19h. O itirerários podem ser conferidos no site.