Correio do Povo | Notícias | Acampamento Farroupilha se prepara para festejos

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

  • 31/08/2017
  • 08:18
  • Atualização: 08:51

Acampamento Farroupilha se prepara para festejos

Mesmo com falta de recursos e menos piquetes, clima de festa já tomou conta do Harmonia

Estruturas estão praticamente prontas para o evento, que começa dia 7/9 | Foto: Samuel Maciel

Estruturas estão praticamente prontas para o evento, que começa dia 7/9 | Foto: Samuel Maciel

  • Comentários
  • Correio do Povo

Faltando menos de dez dias para o início do Acampamento Farroupilha 2017, o tradicional evento da cultura gaúcha começa a tomar forma no Parque Harmonia, em Porto Alegre. A maior parte das estruturas de madeira dos piquetes já está montada, assim como os serviços de segurança, alimentação e higiene estão instalados.

O clima no Parque é de tranquilidade e quem já está lá aproveita o tempo para fazer os ajustes finais e comer um bom churrasco ou uma comida campeira. “Para nós, a Semana Farroupilha começa no dia 18 de agosto”, disse Emerson Rodrigues, um dos responsáveis pelo Piquete da Cavalhada.

De acordo com Rodrigues, a expectativa dos tradicionalistas é grande para o evento. Este ano, relatou, o número de piquetes é menor, o que também gera menos tumulto no Parque Harmonia. Ele destaca que, nesta edição, há novas regras e a segurança foi reforçada. No entanto, a falta de recursos por parte do Executivo faz diferença.

No dia 7 de setembro, a Chama Crioula chega ao palco principal do Acampamento Farroupilha para a abertura oficial do evento. No mesmo dia, ocorrem dois shows de abertura e apresentação de dança. Porém, a movimentação já começa no dia 4 com a ciranda escolar. O evento continua, até o dia 20 de setembro, com atividades como rodeios, provas, bailes e apresentações. Participam da programação artistas, adultos e crianças de diversos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).

Não terá desfilme temático

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, reuniu-se com a equipe organizadora do Desfile Temático 2017. O encontro ocorreu na sede do MTG, na Capital, com a presença de coreógrafos e tradicionalistas das invernadas participantes do evento. Na pauta, foi debatida a reformulação do desfile. “Optamos por adiar a realização do desfile neste ano, que seria dia 17 de setembro, para uma data em 2018 a ser confirmada. A ideia é trazer uma proposta diferenciada, dentro de um novo conceito, resgatando seu brilho”, salientou Callegaro.