Correio do Povo | Notícias | Bancos, Correios e lotéricas fecham nesta quarta

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

  • 19/09/2017
  • 08:01
  • Atualização: 08:03

Bancos, Correios e lotéricas fecham nesta quarta

Contas com vencimento no dia 20 não poderão ser pagas na quinta

Lojas da Capital que possuam a declaração de opção pelo trabalho em feriados podem abrir com funcionários | Foto: Ricardo Giusti

Lojas da Capital que possuam a declaração de opção pelo trabalho em feriados podem abrir com funcionários | Foto: Ricardo Giusti

  • Comentários
  • Correio do Povo

O feriado da Revolução Farroupilha desta quarta-feira deve alterar o funcionamento de alguns serviços em Porto Alegre e em municípios do Estado. As agências bancárias, os Correios e as lotéricas, por exemplo, não abrirão nesta quarta-feira, 20 de setembro. Conforme o presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Estado do Rio Grande do Sul (Sincoergs), Marco Antonio Kalikowski, as contas com vencimento no dia 20 não poderão ser pagas na quinta-feira, 21 de setembro, nas lotéricas, por não se tratar de um feriado nacional.

Na quinta-feira, o atendimento nas agências ocorre normalmente. “Nosso sistema é igual no Brasil inteiro, por isso não temos como adequar esta questão dos vencimentos. Quem precisar pagar uma conta que venceu no dia 20, terá que procurar as agências bancárias”, explicou Kalikowski. A Associação dos Bancos no Rio Grande do Sul (Asbancos) informou que contas comuns com vencimento no dia 20 poderão ser pagas em agências bancárias, sem qualquer prejuízo, no dia 21.

A Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC) seguirá funcionando sem alterações neste dia pelos telefones 3003-0100 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800-7257282 para as demais localidades (das 8h às 20h). No comércio, lojas da Capital que possuam a declaração de opção pelo trabalho em feriados podem abrir com funcionários. Além deste documento, é necessário que os estabelecimentos tenham a certidão de regularidade sindical emitida pelo Sindilojas Porto Alegre e o Sindec. A data configura um feriado estadual e, por isso, os varejistas devem observar a Convenção Coletiva de Trabalho do setor. Pelo menos 574 lojas estarão abertas.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não funcionarão nesta quarta-feira, retomando atendimento na quinta-feira. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os prontos atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá ser acionado.

O Trensurb deve operar com tabela horária de sábados, domingos e feriados, assim como os ônibus da Capital. O Mercado Público permanecerá fechado na quarta-feira e abre na quinta. Os supermercados, em Porto Alegre, terão funcionamento normal. A Ceasa/RS estará fechada no feriado.