Correio do Povo | Notícias | Bancos e comércio não funcionam neste começo de feriado

Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 29/03/2018
  • 08:09
  • Atualização: 14:14

Bancos e comércio não funcionam neste começo de feriado

Febraban recomenda uso de canais alternativos para operações bancárias

Bancos e comércio não funcionam neste começo de feriado  | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Bancos e comércio não funcionam neste começo de feriado | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

  • Comentários
  • Heron Vidal

Este feriado de Páscoa deve ser de poucos transtornos nos serviços à população. O único dia útil de ausência é o feriado de Sexta-feira Santa. Os bancos, por exemplo, não abrem sexta, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os supermercados em Porto Alegre estarão abertos, avisa a Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas). O interior do Estado deve seguir essa a tendência, embora a decisão seja da convenção coletiva de cada município. Os agentes lotéricos fecham na sexta e abrem sábado. As lojas não atendem na sexta, mas abrem no sábado.

Para realizar operações bancárias, a Febraban recomenda à população o uso dos canais alternativos de atendimento: caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes. “Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, registra o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para a data comemorativa podem ser pagos no próximo dia útil, segunda-feira, sem incidência de multa, lembra a Febraban. Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou das que têm código de barras, e pagá-las nos próprios caixas automáticos.

No comércio, o sábado é de funcionamento normal das lojas no Estado e no domingo vale a agenda firmada entre empresas, trabalhadores e sindicatos, afirma o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Vitor Augusto Koch. As agências lotéricas fecham sexta e no sábado abrem (aos domingos sempre fecham), adianta o presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do RS, Marco Antonio Kalikowski.

O judiciário mantém na sexta, sábado e domingo o plantão Jurisdicional do Tribunal de Justiça (TJ) - funciona sempre aos sábados, domingos e feriados e, diariamente, das 17h às 9h do dia seguinte, para o atendimento das medidas judiciais em caráter de urgência. Essas medidas, de competência do TJ, em regime de plantão, serão recebidas no Serviço de Plantão do Foro Central (Prédio I), em Porto Alegre, e encaminhadas aos magistrados plantonistas. Telefone: (51) 3210-6515.

Regime de plantão será feito na Brigada Militar, no telefone 190; Corpo de Bombeiros 193; Polícia Civil 197, Comando Rodoviário da Brigada Militar 198; Defesa Civil 199; Disque Denúncia da Secretaria da Segurança 181, e Denarc (plantão 24h para denúncias envolvendo tráfico de drogas) 0800 518 518. Na saúde, o Samu atende no 192 (24h), Centro de Informações Toxicológicas 0800 721 3000 (24h) e o Disque Vigilância no 150 (24h) para orientações sobre Gripe A, Febre Amarela e Dengue 8. Na capital, a Farmácia de Medicamentos Especiais não atende sexta, nem o Tudo Fácil.

Em Porto Alegre os prontos atendimentos e hospitais do município, como o HPS e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, permanecerão abertos 24h. As unidades de saúde estarão fechadas nesta sexta-feira e retomam o atendimento na segunda a partir das 8h, além de duas unidades que funcionam em horário estendido – US São Carlos e Centro de Saúde Modelo, até as 22h. Na limpeza urbana, o DMLU atende em caso emergencial pelo telefone 156 POA. A Central de Operações da Guarda Municipal atenderá 24 h pelo telefone 3289-7031.