Correio do Povo | Notícias | Zona Norte de Porto Alegre recebe contêineres para coleta de lixo

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

  • 07/05/2018
  • 13:33
  • Atualização: 13:48

Zona Norte de Porto Alegre recebe contêineres para coleta de lixo

176 equipamentos foram distribuídos em 29 ruas e avenidas dos bairros Higienópolis e São João

Bairros receberam 176 contêineres nesta segunda-feira | Foto: Alina Souza

Bairros receberam 176 contêineres nesta segunda-feira | Foto: Alina Souza

  • Comentários
  • Henrique Massaro

Moradores dos bairros Higienópolis e São João, na zona Norte de Porto Alegre, começaram a semana com uma nova forma de coleta de resíduos: 176 novos contêineres foram distribuídos em 29 ruas e avenidas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), através do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), para garantir o recolhimento de rejeitos e orgânicos. Com os novos equipamentos fazem com que a Capital agora conte com 2.576 contêineres.

Eles já podem ser utilizados, mas, como ainda estão em fase de testes, a região permanece com coleta porta a porta até o próximo dia 13.  A partir do dia 14, essa forma de coleta deixa de ser realizada – atualmente, ela vem ocorrendo na terça, na quinta-feira e no sábado, a partir das 18h – e o serviço passa a ser apenas através do recolhimento automatizado.

O novo sistema tem funcionado através de acordo da prefeitura com empresa prestadora sem representar aumento no custo do contrato e será responsável por aproximadamente 170 toneladas de resíduos domiciliares que são coletados mensalmente na região abrangida pelos bairros.

A escolha das vias, que começam a ser atendidas parcial ou integralmente, conforme a Secretaria, foi feita através de critérios de avaliações da densidade populacional, da quantidade de resíduos gerados e da tipificação vertical dos prédios e das vias compatíveis com a execução do serviço. Também contou a favor das escolhas locais anexos às áreas que já tinham a coleta automatizada e limitada por vias de grande circulação.

Os novos equipamentos abrangem em sequência a avenida Augusto Meyer, a rua Dom Pedro ll, as avenidas Benjamin Constant e Assis Brasil, a rua Marechal Inácio da Silva e a avenida Plínio Brasil Milano. Moradores do Higienópolis e do São João já podem utilizar os contêineres em qualquer dia e horário.

A coleta seletiva, por sua vez, permanece da mesma forma, às segundas e quintas-feiras, a partir das 8h. A SMSUrb alerta que os materiais recicláveis não podem ser descarados nos contêineres, sendo considerado inclusive infração grave com possibilidade de multa de R$ 2.882,20.

Vias que receberam os contêineres

 Benjamin Constant; Assis Brasil; Marechal José Inácio da Silva; Plínio Brasil Milano; Augusto Meyer; Dom Pedro II; Pedro Américo; Dona Leopoldina; Honório Silveira Dias; Corcovado; Luzitana; Alberto Ramos; Coronel Feijó; Portugal; Doutor Eduardo Chartier; Travessa Sul; Jundiaí; Marquês do Pombal; Cristóvão Colombo; General Couto de Magalhães; Líbano; Travessa São Jacó; Coronel Camisão; Américo Vespúcio; Ari Marinho; Jaguarão; General João de Deus Martins; Brigadeiro Oliveira Neri e Marechal Simeão.

O que pode ser descartado nos contêineres

*A coleta automatizada recebe apenas resíduos domiciliares, ou seja, resíduos orgânicos e rejeito. Os resíduos recicláveis devem ser disponibilizados para a Coleta Seletiva atendendo os dias e horários do serviço.

*Resíduos orgânicos - Todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.

*Rejeito - Papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.