Correio do Povo | Notícias | Trensurb apresenta proposta salarial para metroviários

Porto Alegre

20ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

  • 18/05/2018
  • 13:40
  • Atualização: 14:01

Trensurb apresenta proposta salarial para metroviários

Categoria pretende avaliar aumento de 4,05% oferecidos pela empresa

Categoria pretende avaliar aumento de 4,05% oferecidos pela empresa | Foto: Alina Souza / CP

Categoria pretende avaliar aumento de 4,05% oferecidos pela empresa | Foto: Alina Souza / CP

  • Comentários
  • Cláudio Isaías

Os metroviários pretendem analisar na assembleia de segunda-feira da categoria a proposta salarial apresentada pela direção da Trensurb nesta sexta-feira. A empresa ofereceu o percentual de 4,05%, mesmo índice de 2017, sem o pagamento retroativo do acordo coletivo firmado no ano passado. No encontro, também foram discutidas cláusulas sociais que serão analisadas pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô/RS).

A assembleia dos funcionários será realizada na segunda-feira, a partir do meio-dia, no pátio da empresa na avenida Ernesto Neugebauer, no bairro Humaitá, na zona Norte de Porto Alegre. A categoria decidiu entrar em greve por tempo indeterminado a partir da terça-feira, dia 22 de maio. A empresa é composta por 1.100 trabalhadores que atuam na áreas operacional, administrativa e manutenção. Os trabalhadores optaram também por suspender a realização de horas extras entre os dias 21 de maio e 1 de junho.

O presidente do Sindimetrô/RS, Luis Henrique Chagas, disse que os funcionários reivindicam o pagamento imediato do acordo coletivo de 2017, cujo índice foi definido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em 4,05%, retroativo a 1º de maio daquele ano e o pagamento de 2,76% correspondente ao acordo de 2018. Além disso, foi determinado pela Justiça a renovação das cláusulas sociais e do acordo de escalas. A direção da Trensurb informou que realizará rodadas de negociações com mais quatro sindicatos e somente depois desses encontros divulgará uma posição sobre as reivindicações dos trabalhadores.

A empresa possui 22 estações e duas do aeromóvel que atendem os municípios de Porto Alegre (estações Mercado, Rodoviária, São Pedro, Farrapos, Aeroporto e Anchieta), Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O sistema transporta 180 mil passageiros por dia entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.