Correio do Povo | Notícias | Inscrições para o Acampamento Farroupilha terminam na sexta-feira

Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

  • 23/07/2018
  • 13:36
  • Atualização: 13:42

Inscrições para o Acampamento Farroupilha terminam na sexta-feira

Maior festa tradicionalista do Rio Grande do Sul ocorre entre 7 e 20 setembro

Maior festa tradicionalista do Rio Grande do Sul ocorre entre 7 a 20 setembro | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Maior festa tradicionalista do Rio Grande do Sul ocorre entre 7 a 20 setembro | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

  • Comentários
  • Cláudio Isaías

As inscrições para o Acampamento Farroupilha 2018 poderão ser realizadas até sexta-feira, dia 27 de julho, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Na manhã desta segunda-feira, o movimento foi intenso no local para a entrega dos primeiros documentos. O horário de atendimento ao público acontece das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h. A maior festa tradicionalista do Rio Grande do Sul será feita de 7 a 20 setembro no Parque da Harmonia.

O coordenador de Projetos Culturais do Acampamento Farroupilha, Leandro Riva, informou que é necessário apresentar os documentos originais e uma cópia que ficará retida na hora da inscrição. São exigidos o alvará 2017; dois certificados de brigadistas dentro da validade; o projeto cultural (em papel) do tema 2018 "Tropeirismo"; e a ata de eleição da patronagem atual.

Após a avaliação e aprovação do projeto cultural, as entidades selecionadas receberão o alvará 2018 no dia 7 de agosto no mesmo local, das 17h às 20h. Será obrigatória a apresentação do comprovante de depósito cujos valores serão definidos após o período de inscrição. Segundo Riva, a exemplo de anos anteriores são esperados as inscrições de cerca de 360 piquetes.

Eros Roberto Silva do Santos, patrão do Piquete Guerreiros da Zona Norte, chegou cedo para garantir a sua participação, como faz há 28 anos. "Não quero perder por nada essa festa. Ela já faz parte do nosso cronograma, sempre nos organizamos para esse evento”, destacou Santos.

A expectativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é que um milhão de pessoas visitem o local durante as três semanas do evento no mês de setembro. A montagem da infraestrutura no Parque da Harmonia deverá ocorrer no mês de agosto.

Segundo o MTG, a entrada no Acampamento Farroupilha está prevista para o dia 18 de agosto, a partir das 6h. O desfile tradicionalista será realizado no dia 20 de setembro na avenida Edvaldo Pereira Paiva. Os gaúchos e os turistas poderão assistir shows artísticos e rodeios.

Uma das atrações da festa tradicionalista será o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, da cidade de Alegrete, campeão de Danças Tradicionais da Força B da 2ª Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2017, realizado em Uruguaiana, e do CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, campeão de danças tradicionais da Força A da 1ª Inter-regional do Enart de 2017, realizado em Santo Ângelo.