Correio do Povo | Notícias | Marchezan assina termo para realização do Acampamento Farroupilha 2018

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

  • 15/08/2018
  • 16:44
  • Atualização: 16:53

Marchezan assina termo para realização do Acampamento Farroupilha 2018

Evento ocorre de 7 a 20 de setembro no Parque Harmonia

Marchezan destacou a importância do Movimento Tradicionalista Gaúcho para sociedade | Foto: Eduardo Beleske / PMPA / CP

Marchezan destacou a importância do Movimento Tradicionalista Gaúcho para sociedade | Foto: Eduardo Beleske / PMPA / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou, nesta quarta-feira, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos, o termo para realização do Acampamento Farroupilha 2018 no Parque Harmonia, que acontece de 7 a 20 de setembro em Porto Alegre.

Segundo Marchezan, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é importante para sociedade e desafiou os organizadores para realizar uma edição ainda melhor este ano. "Estamos fazendo tudo de forma organizada, mas podemos ousar mais. Temos um evento que envolve a cidade, reflete em todo Estado e reúne mais de 1 milhão de pessoas no coração da Capital e ao lado da nova Orla do Guaíba”, disse.

O presidente do MTG, Nairo Callegari, reafirmou que a entidade é parceira do município e adiantou que uma das novidades deste evento será o Fandango Mirim. "O Acampamento Farroupilha está ligado a nossa identidade cultural regional e representa nossa formação como gaúchos sul-riograndenses", explicou.

A expectativa dos organizadores é de receber mais de 1 milhão de visitantes. Entre eles, pelo menos 40 mil turistas nacionais e estrangeiros. No ano passado, 30 mil turistas, participaram de oficinas de gastronomia e costumes gauchescos, realizados em parceria com piquetes e o MTG.

A montagem da estrutura do acampamento, que inclui administração, bares, lojas, rede elétrica e hidráulica, está em andamento. Os 353 galpões começam a ser montados neste sábado e deve se estender até o fim do mês.

Também participaram do ato o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse; o secretário adjunto de Cultura, Leonardo Maricato; o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos; e o secretário municipal de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.

Campeirismo

O tema do Acampamento deste ano é o Campeirismo e irá reunir 353 galpões de entidades tradicionalistas que vão desenvolver programações culturais e campeiras. A programação oficial terá início no dia 7 de setembro, com a chegada da Chama Crioula, que este ano foi acesa na cidade de Iraí, Norte do Estado, seguindo a sequência histórica de acendimentos, em locais significativos da Revolução Farroupilha.