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Porto Alegre, segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

  • 22/08/2018
  • 13:41
  • Atualização: 14:14

Usuários relatam instabilidade no site do Meu INSS

Falta de luz também prejudicou atendimento aos beneficiários na agência do Centro Histórico

Site ficou fora do ar | Foto: Reprodução / CP

Site ficou fora do ar | Foto: Reprodução / CP

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  • Cláudio Isaías

Os usuários dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reclamaram que o site Meu INSS apresentou problemas no começo desta semana e chegou a ficar fora do ar. No site, é possível realizar o agendamento sobre aposentadorias, salário maternidade, simulação de tempo de contribuição e extrato previdenciário.

A assessoria da gerência do INSS em Porto Alegre informou que o sistema apresentou instabilidade em alguns períodos. No entanto, a gerência ressaltou que o serviço Meu INSS estava normalizado e que em caso de dúvidas o cidadão pode ligar para o telefone 135. O site pode ser acessado por meio de computador ou telefone celular. A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas.

Na manhã desta quarta-feira, a falta de energia elétrica prejudicou o atendimento dos beneficiários do INSS que marcaram perícias ou atendimento na agência da Previdência na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico de Porto Alegre. A subestação, que fica no prédio da Previdência, teve problemas na terça-feira, ao meio-dia. Em função do problema, as perícias e os atendimentos do INSS não estavam sendo realizados.

Mais de 1,2 mil pessoas são atendidas por dia na agência da Travessa Mário Cinco Paus. A gerência do INSS informou que quem foi prejudicado terá que reagendar o atendimento pelo telefone 135. A energia elétrica na agência foi restabelecida no final da manhã de hoje.

O site

Desde o lançamento, no começo deste ano, quase um milhão de usuários já se cadastraram para acessar o portal. No Meu INSS, o segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Na ferramenta também estão disponíveis o histórico de crédito, carta de concessão, declaração do benefício (Consta/Nada Consta), declaração de regularidade do contribuinte individual e consulta à revisão de benefício. Além disso, é possível encontrar uma agência do INSS mais próxima e agendar atendimento.

No site, também é possível o envio on-line dos documentos necessários para o reconhecimento do direito. Ao fazer o agendamento, o cidadão é avisado sobre a possibilidade do envio de documentos diretamente pela internet. No site estão descritos os procedimentos de como devem ser o formato e o tamanho dos arquivos. Os originais dos documentos digitalizados devem ser apresentados no dia do atendimento agendado.


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